https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/10/WhatsApp-Image-2024-10-07-at-12.33.49.jpg

DERFVA

Polícia apreende quatro caminhões adulterados em operação de combate à clonagem de veículos

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Polícia Civil-MT

Quatro caminhões com indícios de adulteração foram recuperados pela Polícia Civil, na última sexta-feira (04.10), durante a Operação Integridade, deflagrada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA) com a apoio da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), na cidade de Várzea grande.

As investigações começaram após os investigadores da DERFVA receberem informações fornecidas por empresas especializadas em rastreamento de caminhões, que indicavam a presença de um veículo suspeito na região.

A partir dessas informações, a equipe de policiais iniciou um monitoramento contínuo, realizando diligências em campo para acompanhar os deslocamentos do caminhão e identificar locais suspeitos.

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real. 

A partir de então, os policiais civis da especializada se dedicaram ao acompanhamento direto do veículo, analisando possíveis rotas e locais de parada em toda a região metropolitana de Cuiabá. Após dias de monitoramento e vigilância, a equipe conseguiu localizar o caminhão em um pátio de transportes em Várzea Grande.

Diante das evidências, os policiaise os peritos da Politec realizaram a abordagem no local, sendo realizada a análise técnica do veículo e observados os sinais identificadores. A perícia preliminar revelou indícios claros de adulteração, indicando que a documentação apresentada era incompatível com as características do veículo.

Durante a inspeção no pátio, os policiais identificaram outros três caminhões com sinais de adulteração semelhantes, além de uma grade dianteira de um caminhão Volvo, também em situação irregular. Os veículos, que possuem valor de mercado superior a R$ 2,5 milhões, foram apreendidos e levados à sede da DERFVA, onde continuam sob análise detalhada dos peritos da Politec, que trabalham para confirmar as irregularidades e reforçar as evidências de crime.

No curso das diligências, os policiais constataram que o rastreador de um dos caminhões havia sido retirado e abandonado em meio a um matagal, em uma tentativa de dificultar a localização do veículo e impedir a ação das autoridades. Porém os investigadores conseguiram localizar o item ocultado e avançar nas investigações que resultaram na apreensão dos caminhões.

Um funcionário do pátio de transportes foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos sobre os caminhões apreendidos e após ser ouvido, foi constatado que ele não tinha envolvimento com as práticas ilícitas, sendo apenas um empregado que cumpria suas atividades rotineiras. O funcionário foi liberado, enquanto as investigações continuam em busca dos verdadeiros responsáveis pelo esquema de adulteração.

Para o delegado titular da DERFVA, Diego Alex Martimiano da Silva, a operação é um exemplo do compromisso e da dedicação das equipes, que não medem esforços para garantir a segurança da população de Mato Grosso, “A Operação Integridade foi planejada com rigor técnico, envolvendo o trabalho conjunto dos vistoriadores da DERFVA e dos peritos da Politec, garantindo a eficácia das ações no combate à criminalidade. Nosso objetivo é claro: desmantelar redes criminosas que atuam na adulteração de veículos e proteger o patrimônio dos cidadãos”, acrescentou.

Integridade

A operação recebeu esse nome em razão do foco em garantir a preservação da integridade dos sinais identificadores dos veículos, combatendo práticas de adulteração e clonagem. Destaca a missão de preservar a autenticidade dos veículos circulantes, assegurando que apenas automóveis com identificação legítima estejam em circulação.

A escolha do nome simboliza o compromisso da Polícia Judiciária Civil em proteger o patrimônio dos cidadãos e fortalecer a segurança nas estradas do estado de Mato Grosso.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *