DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a LAC-HUB Sino-Latino-Americana, realizará, a partir desta quarta-feira (9), uma série de ações para o lançamento da Plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais China-Brasil.
A iniciativa visa fortalecer os laços econômicos entre a América Latina e a China, criando um ecossistema de cooperação internacional inovador.
Com o objetivo de apresentar essa plataforma a empresários mato-grossenses, a Prefeitura de Cuiabá coordenará uma agenda de reuniões e visitas guiadas com importantes entidades, como a Associação dos Produtores de Soja e Milho (APROSOJA), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMERCIO), a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT).
A comitiva chinesa será recebida na capital para um encontro de negócios, seguido de visitas ao interior do estado, onde conhecerá cooperativas agrícolas e frigoríficos da região.
Segundo Francisco Vuolo, que participou de uma missão à China para identificar oportunidades de cooperação econômica e desenvolvimento mútuo, o projeto da cidade de Zhuhai tem grande potencial para alavancar o setor produtivo de Cuiabá e de todo o estado de Mato Grosso. “Essa plataforma facilita o comércio internacional, beneficiando diretamente empresas de diversos setores, com destaque para o agronegócio”, afirmou.
A estrutura da plataforma é dividida em quatro unidades principais:
Unidade de Armazenamento – dedicada ao armazenamento de produtos como carne, grãos e outros alimentos.
Unidade de Processamento – espaço destinado ao processamento e embalagem dos produtos, prontos para comercialização.
Unidade Comercial – uma grande praça comercial com shopping onde os produtos podem ser vendidos diretamente aos consumidores.
Unidade Habitacional – oferece acomodações para empresas que desejam se estabelecer na região.
De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, a expectativa é que esses encontros resultem na formação de uma comitiva empresarial para uma visita oficial à China. Essa visita permitirá que empresários cuiabanos vejam de perto o funcionamento da zona alfandegada e explorem as oportunidades de negócios oferecidas.
Essas ações fazem parte do Programa Pra Frente Cuiabá que prospecta a Capital para o cenário internacional e permite a expansão das fronteiras comerciais para novos mercados, consolidando Cuiabá como um polo estratégico para o comércio exterior e o agronegócio.
Programação da Comitiva Chinesa e apresentação da Plataforma
09/10 – Quarta-feira – Cuiabá/MT
14h30: AMPA (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão)
16h00: APROSOJA (Associação Mato-grossense dos Produtores de Soja)
17h00: FAMATO (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso)
10/10 – Quinta-feira – Cuiabá/MT
08h30: FIEMT (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso)
14h30: FECOMERCIO (Federação do Comércio de Mato Grosso)
16h30: Análise do Cenário Logístico Mato Grosso-China – CONTLOG (Plenário da FECOMERCIO)
11/10 – Sexta-feira – Nova Mutum/MT
09h00: Sindicato Rural de Nova Mutum
12/10 – Sábado – Chapada dos Guimarães/MT
09h00: Rodada de negócios – Malai Manso Resort