DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, realizou nesta quinta-feira (17) uma visita técnica à comunidade Santa Tereza D’Ávila, localizada a 80 km da capital.
A ação teve como objetivo avaliar os danos causados por um incêndio florestal ocorrido em setembro, que afetou 60 famílias e resultou na perda total das propriedades de seis produtores rurais.
A avaliação foi coordenada pela Diretoria de Agricultura e Abastecimento, que mapeou as áreas atingidas e levantou as necessidades da região.
“Enviamos nossas equipes para identificar os prejuízos e definir como podemos auxiliar esses produtores. Vamos priorizar aqueles que perderam tudo, mas também apoiar a comunidade como um todo, já que todos foram afetados de alguma forma por essa tragédia”, afirmou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.
Por meio do programa Agro da Gente, o Executivo municipal enviará kits para os apicultores da região, além de sementes e mudas para produtores da cadeia de frutas, legumes e verduras (FLV). Haverá foco no cultivo de tubérculos, como mandioca e batata, além de culturas adequadas ao solo e clima cuiabano, como banana, abacaxi, maracujá, caju, coco, mamão e manga.
Instituído pela Lei 6.809/2022, o programa Agro da Gente busca dinamizar, fortalecer e desenvolver as cadeias produtivas da zona rural de Cuiabá, facilitando o acesso a programas de aquisição de alimentos em nível federal, estadual e municipal.
Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico funcionará como ponto de apoio para empresários interessados em contribuir com doações às famílias atingidas.