https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/10/e28fc4cfd39aa847b1d718e4bcab2875.jpg

EM CUIABÁ

Sérgio Ricardo doa terreno para construção da 1ª Instituição Pública de Longa Permanência para Idosos

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Tony Ribeiro/TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, doou uma área em Cuiabá para a construção da primeira Instituição Pública de Longa Permanência para Idosos de Cuiabá.

A doação foi anunciada na manhã desta quinta-feira (17), em reunião com o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Orlando Perri, que coordena a implantação da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa do estado (Renadi -MT).

“Será uma obra importante, porque o Brasil está envelhecendo, o Mato Grosso está envelhecendo e nós não temos lares de idosos. O desembargador tem esse projeto há muito tempo e hoje demonstra o pontapé inicial para a construção de 120 leitos. Eles precisam de 10 mil m², mas já afirmei que se ele quiser fazer 300 leitos, que se precisar de 20 mil, de 30 mil m², o Tribunal vai doar”, afirmou o presidente.

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Na terça-feira (22), o presidente se reunirá com representantes de outras instituições que apoiam o projeto para discutir os próximos passos para a execução da obra. O encontro será na área doada pelo Tribunal, que fica localizado na região do Centro Político Administrativo (CPA), anexo ao Sindicato dos Trabalhadores do TCE-MT (Sinttcontas).

Na ocasião, Orlando Perri destacou a atuação do Tribunal de Contas em defesa dos idosos e agradeceu a Sérgio Ricardo por garantir o espaço para a Instituição Pública de Longa Permanência para Idosos de Cuiabá. “É um presente que o presidente do Tribunal de Contas deu para Cuiabá. Em 2050, teremos 175 idosos para cada 100 jovens. O Brasil já começou a decrescer e isso é um grande problema, por isso precisamos nos preocupar realmente com essa população”, avaliou.

Perri, que já garantiu a destinação de cerca de R$ 50 milhões para a construção de cinco Instituições Públicas de Longa Permanência para Idosos em Mato Grosso, explicou que agora a urgência no atendimento aos idosos, as obras devem ser concluídas ainda em 2025 na Capital . “Os Idosos têm mais passado do que futuro e nós não podemos escolher um modelo de construção que leve muito tempo para ficar pronto”, pontuou.

Os projetos serão desenvolvidos pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e, depois de construídas, as Instituições serão custodiadas pelos municípios. “Em Cuiabá, tinha o problema em relação à área. Mas quando foi apresentado esse projeto ao presidente Sérgio Ricardo, ele facilmente se comprometeu em doar a área, então, mais uma vez, o TCE se destaca”, afirmou o presidente da Associação, Leonardo Bortolin.

As Instituições Públicas de Longa Permanência para Idosos são unidades que têm caráter residencial e são destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, garantindo sua liberdade, dignidade e cidadania. Os espaços acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade social, com diferentes necessidades e graus de dependência, oferecendo, além do acolhimento integral, a possibilidade de que os idosos sejam atendidos ao longo do dia e retornem à noite para suas famílias.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 21 de outubro de 2024 às 12:35:50