DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Com o objetivo de aperfeiçoar e oferecer atendimento de excelência às pessoas que buscam os serviços nas quatorze unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos quatro Centros de Convivência de Idosos (CCIs), a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realizou, no início do mês, mais uma edição do Encontro Formativo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no auditório do Centro de Formação da Escola Cuiabana.
Em sua 3ª edição, o encontro teve como tema “O uso da ludicidade nas atividades socioeducativas”, direcionado aos profissionais que atuam nessas unidades socioassistenciais, com o objetivo de incentivá-los a integrar atividades lúdicas nos grupos atendidos pelo programa.
A importância de jogos, brincadeiras, músicas e outras atividades para o desenvolvimento de habilidades sociais foi abordada em dinâmicas de grupo, promovendo a criatividade e fortalecendo vínculos entre os participantes.
A equipe do CRAS Pedregal organizou a atividade de acolhimento, que destacou a importância da comunicação entre as equipes. A psicopedagoga Kelen V. Lisboa, atuante na rede municipal, mediou os diálogos e enfatizou o uso de jogos como ferramentas de desenvolvimento e aprofundamento de temas diversos. “Os jogos e as brincadeiras não só tornam o aprendizado mais divertido, mas também promovem o desenvolvimento de habilidades essenciais, como comunicação, resolução de problemas e cooperação. São estratégias eficazes que incentivam a participação ativa e o engajamento das crianças”, explicou Kelen.
“Muitas vezes subestimamos o poder da música, dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento. Essas atividades são ferramentas poderosas para atrair a atenção e o envolvimento de crianças, adolescentes e idosos”, destacou Jenail Luciana de Almeida, gerente do SCFV.
O encerramento do Percurso Formativo deste ano será no dia 22 de novembro.