DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Nesta quinta-feira (07.11), na Arena Mubadala, em Abu Dhabi, a primeira-dama de Mato Grosso, acompanhada do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), assistiu às primeiras lutas dos atletas e paratletas mato-grossenses no Campeonato Mundial Profissional, promovido pela Federação de Jiu-jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF), que atrai atletas e paratletas de todo o mundo.
Ao lado da primeira-dama Virginia Mendes, acompanharam as lutas o vice-presidente da Federação Árabe de Jiu-jitsu, Mohamed Saleh, e do embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Sidney Romeiro, e Sergio Omizolo, um dos organizadores do campeonato.
O embaixador recebeu o exemplar do livro SER Família, que detalha os programas idealizados pela primeira-dama Virginia Mendes e demonstra as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Relatório de Gestão.
“Identifiquei em Mato Grosso interesses similares em diferentes áreas, onde poderemos desenvolver o mesmo modelo de relacionamento dos Emirados Árabes. Eu ficaria muito honrado em apoiar as ações de Mato Grosso neste relacionamento com o país. Parabéns pelo trabalho demonstrado com tamanha transparência”, reconheceu Sidney Romeiro.
De acordo com a organização, a UAEJJF promove o evento como parte do seu compromisso em fomentar o jiu-jitsu e posicionar a capital executiva dos Emirados como um dos principais centros mundiais da modalidade.
A equipe mato-grossense, representada pela Academia Gracie Barra, apoiadora dos competidores em Barra do Garças, e pela Academia Cowboy de Canarana, conquistou 11 medalhas: 5 de ouro no paradesporto; 2 de prata no paradesporto; 2 de prata na inclusão reversa; e 2 de bronze no paradesporto.
Para a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, a experiência de acompanhar os atletas e paratletas nos eventos foi algo indescritível.
“É impressionante ver a garra, a força e a vontade de vencer os desafios, desde o preparo e os detalhes, do treino até a logística para estarem aqui. Me emocionei inúmeras vezes durante as lutas. Realmente, algo indescritível”, salientou Virginia Mendes.
Reconhecida recentemente como embaixadora mundial do Parajiu-jitsu, Virginia Mendes teve a oportunidade de conhecer paratletas de outros países, vítimas de guerra, soldados que, em defesa de seus países, adquiriram deficiência e encontraram no paradesporto uma nova vida.
“A força de superação desta categoria esportiva é algo que todos precisam vivenciar. Conheci soldados como Paulo Skivington, da Inglaterra, e Rustin Hughes, dos Estados Unidos, que perderam as pernas no Afeganistão; e o sargento Misha Sever e Dinav Nazar, da Ucrânia, que também tiveram as pernas amputadas. Eles encontraram no paradesporto um novo caminho e continuam servindo seus países”, contou Virginia Mendes.
Ela também lembrou o exemplo dos paratletas mato-grossenses, como a história do 1º tenente da PMMT, Elcirley Luz, que após um acidente teve uma das pernas amputadas; do empresário Mário Édson, que também foi vítima de um acidente e perdeu uma das pernas; e do campeão de jiu-jítsu Kaike Angelim, com diversos títulos nacionais e internacionais, que, após um acidente de moto, ficou paraplégico, passou por um período de depressão e, no paradesporto, encontrou forças para retornar às competições.
“São exemplos como esses que nos fazem refletir sobre o valor que o esporte tem. Não é sobre vitórias ou derrotas em um campeonato, mas sobre tudo o que se pode conquistar. Estou muito orgulhosa de todos eles. Essas são apenas as primeiras medalhas desta etapa, e tenho certeza de que outras serão conquistadas”, disse Virginia Mendes.
O campeonato teve início na última quarta-feira (06/11) e se encerra no dia 18 de novembro.
O evento conta com o apoio do xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, cujo incentivo ao jiu-jitsu tem sido fundamental para o crescimento da modalidade no país e em nível internacional. O campeonato recebe significativo apoio do governo, que reconhece o jiu-jitsu como um meio de promover saúde, respeito e disciplina entre os jovens e a sociedade em geral.
Confira a lista dos medalhistas do Parajiu-jitsu:
- Suiany Linhares – medalha de ouro;
- Mário Édson (Cowboy) – medalha de ouro e prata;
- Marcus Aurelius, classe E (paralisia cerebral) – medalha de ouro;
- João Paulo, paralisia cerebral – medalha de ouro;
- Elcirley Luz – medalha de ouro;
- Kaike Angelim, classe K2 (paraplegia)- medalha de prata e troféu de melhor lutador profissional da categoria;
- Vivaldo Pereira, classe K (lesão medular) – medalha de bronze;
- Antônio Lopes, paraplegia – medalha de bronze;
Na categoria reversa:
- Isabela Landislau Borges – medalha de prata;
- Joshua Presott – medalha de prata;