DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Luciana Zamproni, participa nesta quarta-feira (13) do evento “City Leadership Forum de Mobilidade Urbana”, promovido pelo Cities Today Institute, que acontece na capital do Chile, Santiago, no auditório do hotel The Ritz Carlton.
Cuiabá foi uma das sete cidades selecionadas como exemplo de modernização, desde a licitação até a transformação do transporte público sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. O evento segue até esta quinta-feira (14) com apresentações de painéis e troca de experiências.
“É um orgulho para mim, hoje, ter sido convidada para participar deste evento, podendo dar uma palestra e dialogar com representantes de todo o Mercosul — Chile, Uruguai, Argentina — e ser uma das sete cidades escolhidas pelo Instituto para falar dos investimentos em mobilidade urbana realizados sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro,” destacou a secretária Luciana Zamproni. Ela participa de um painel sobre a integração entre o transporte público e privado, enfatizando os avanços de Cuiabá.
A secretária relembrou conquistas importantes, como a licitação realizada em 2019 para o transporte público, que atualizou um sistema que estava há mais de 20 anos sem renovação. Naquela época, apenas 20% da frota de ônibus possuía ar-condicionado. “Hoje, graças aos esforços da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, 100% da frota operacional é climatizada. Além disso, foram introduzidos veículos Euro 6, que atendem às rigorosas normas europeias de redução de emissão de poluentes, com menor impacto ambiental e maior durabilidade. Um ônibus Euro 6 é um veículo pesado com motor a diesel que atende a um conjunto de normas regulamentadoras da União Europeia sobre emissão de poluentes, visando reduzir óxidos de nitrogênio (NOx), partículas e outros poluentes atmosféricos,” explicou Luciana.
“Cuiabá é a única cidade do Brasil com 100% da frota climatizada, e continuamos trabalhando para garantir conforto aos usuários de transporte público da nossa capital,” reforçou.
Além das melhorias nos veículos, a modernização do transporte público inclui a instalação de mais de 1.400 abrigos de ônibus, um projeto desenvolvido durante a gestão de Emanuel e Márcia Pinheiro. A cidade conta agora com três estações climatizadas e, até o final da gestão, será inaugurado o primeiro terminal climatizado de Cuiabá, o Terminal CPA III. Outros avanços incluem a construção de dois viadutos, novas passarelas, uma sinalização mais eficiente e a implantação de um parque semafórico moderno que reduziu os transtornos para a população.
“Cuiabá ainda tem desafios pela frente, mas os últimos oito anos foram marcados por um progresso significativo em mobilidade urbana, focado no bem-estar e na modernização da cidade,” concluiu Zamproni.