DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Mais de 30 organizações e pequenos produtores se reúnem, a partir desta terça-feira (03), durante a 2ª Semana da Agroecologia. Durante quatro dias, o evento trará debates e oficinas sobre a importância da produção de alimentos saudáveis por meio de práticas ecológicas.
O evento, que tem o apoio da Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf), será realizado até o dia 06 de dezembro, em Cuiabá.
A programação da manhã desta terça-feira (03.12) será na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com a sessão solene de abertura, a conferência “Saúde e Bem Viver no Campo e na Cidade”, ministrada pelo professor Dr. Wanderlei Pignati, seguida por um debate sobre o tema.
Durante a tarde, as atividades seguem na Praça Alencastro, no Centro da capital mato-grossense, com rodas de conversas sobre produção orgânica de base agroecológica e mecanismos de garantia, às 14 horas, e sobre cultura e agroecologia, às 15 horas. Quem for até o local poderá também visitar a Feira Estadual de Reforma Agrária, aberta das 14 às 20 horas.
A programação continua na Praça Alencastro no dia 04, com roda de conversa e a Feira de Reforma Agrária. Nos dia 05 e 06, as atividades serão realizadas na Universidade Federal de Mato Grosso, com troca de sementes crioulas, mesas de debate, roda de conversa e oficinas. Em todos os dias de eventos, ocorrerão atrações culturais nos locais das atividades.
A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, destaca a importância do evento, que é apoiado pela Seaf via emenda parlamentar, para tratar de temas atuais e que impactam positivamente os pequenos produtores e todo o meio em que vivem.
“A produção agroecológica vai ao encontro do que temos trabalhado, que é fomentar o empreendedorismo do pequeno produtor rural de forma sustentável. Isso sem contar que por ser uma forma de produção que aborda práticas ecológicas, que resulta no bem-estar de quem vai receber estes alimentos e na vida de quem a produz, ela impacta diretamente na segurança alimentar da população”, ressalta Andreia.
Herman Oliveira, um dos coordenadores do projeto, explica que um dos principais objetivos do evento é dar visibilidade ao tema, aos protagonistas envolvidos e mostrar a força da agroecologia.
“A expectativa é que a população compareça na feira da Reforma Agrária, que conheça essa produção, deguste e compare sabores, valores e que esse seja o início de um processo de fortalecimento mútuo: saúde popular e produção de alimento saudável, com preço justo”, avalia Herman Oliveira, um dos coordenadores do projeto.
A 2ª Semana da Agroecologia é realizada pelo Instituto Caracol. Já a Feira Estadual da Reforma Agrária, que também integra a programação, faz parte da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária da UFMT, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Programação
Terça-feira – 03.12 | Assembleia Legislativa
- 09h00 – Abertura | Sessão Solene
- 10h00 – Conferência de Abertura – “Saúde e bem viver no campo e na cidade”
- 10h30 – Debate
Terça-feira – 03.12 | Praça Alencastro
- 14h00 – Roda de conversa – Produção orgânica de base agroecológica e os mecanismos de garantia
- 15h30 – Roda de conversa – Cultura e Agroecologia
- 17h00 – Intervenção artística – Revista Jumtos
- 18h30 – Apresentação – Buriti Nagô
- 14h às 20h – Feira Estadual da Reformo Agrária
Quarta-feira – 04.12 | Praça Alencastro
- 09h00 – Roda de conversa – Mercados Institucionais
- 18h30 – Apresentação – Gê Lacerda
- 19h10 – Intervenção artística – Revista Jumtos
- 14h às 20h – Feira Estadual da Reformo Agrária
Quinta-feira – 05.12 | UFMT
- 08h30 às 10h30 – Troca de sementes crioulas (Estacionamento do R.U.)
- 10h30 – Mesa – Garantia da oferta de alimentos de povos e comunidades tradicionais na alimentação escolar (Auditório Batatão – Faculdade de Agronomia e Zootecnica)
- 10h30 às 11h30- Oficinas: “Conservação de Sementes”, “Biofertilizantes”,” O papel da cozinheirista”, “Ranicultura na agricultura familiar”
- 14h – Mesa – Agroecologia e Saúde (Auditório Batatão – Faculdade de Agronomia e Zootecnica)
- 16 h – Mesa – Mulheres e Agroecologia (Auditório Batatão – Faculdade de Agronomia e Zootecnica)
- 17h40 – Cine Monjolo | O mato não cai em pé (Estacionamento do R.U.)
- 19h – Cine Monjolo | El Agrónomo – The Agronomist (Estacionamento do R.U.)
- 19h15 – Apresentação – Buriti Nagô (Estacionamento do R.U.)
- 20h30 – Apresentação | Estela Ceregatti (Estacionamento do R.U.)
Sexta-feira – 06.12 | UFMT
- 08h00 – Roda de conversa – Agroecologia e juventudes (Auditório Anexo Didático)
- 10h00 – Mesa – Água: Direito e bem comum (Auditório Anexo Didático)
- 14h00 – Mesa – Emergência climática (Auditório Anexo Didático)
- 16h00 às 20h00 – Ecofeira (Estacionamento do R.U.)
- 17h – Filme – Arinos uma história única de um filme repetido(Estacionamento do R.U.)
- 18h – Filme – Mansos(Estacionamento do R.U.)