DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Os jovens atletas com deficiência, que representaram Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares 2024, em São Paulo (SP), voltaram para casa com 50 medalhas. Foram 16 de ouro, 18 de prata e 16 de bronze. Eles voltaram para o Estado no sábado (30.11).
Uma das medalhistas mato-grossenses é a atleta de natação Natália Arruda, de 16 anos, moradora de Várzea Grande, que conquistou medalhas de ouro nas provas de 100m costas, 100m livre e 50m livre. Para ela, a deficiência visual não limita a busca pelo melhor de si, expressão presente no juramento da competição.
“Estou muito feliz! É uma sensação maravilhosa, de valer a pena o esforço que passamos até chegar aqui. Eu, por exemplo, nadei o primeiro dia gripada, mas dei o melhor de mim. Consegui reduzir o tempo que fiz na seletiva estadual e ainda conquistei três ouros”, disse.
No total, a natação assegurou 8 medalhas de ouro, 4 de prata e uma de bronze. Do atletismo, vieram 6 de ouro, 12 de prata e oito de bronze. O tênis de mesa conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze. Já a equipe de badminton garantiu uma de prata e três de bronze.
O resultado ultrapassou a marca mato-grossense na edição anterior, que foi de 29 medalhas. Além dos pódios deste ano, Mato Grosso bateu dois recordes no atletismo, um com a atleta Maria Clara Anton, de Lucas do Rio Verde, no lançamento de club sub-16, e outro com Ana Clara Siqueira, de Rondonópolis, nos 60 metros sub-14.
Realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a competição nacional é o maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar. Nesta edição, que ocorreu de 26 a 29 de novembro, o evento recebeu 2.013 atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
De Mato Grosso, foram 49 atletas, de 11 a 17 anos, com deficiências físicas, visual e intelectual, competindo nas modalidades de atletismo, bocha, badminton, halterofilismo, natação e tênis de mesa.
A viagem e a participação da delegação mato-grossense contaram com o apoio financeiro e coordenação da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
“Parabéns a todas as crianças e jovens que representaram Mato Grosso nessa competição tão importante do paradesporto brasileiro. É gratificante, para nós da Secel, possibilitar essa experiência. Vamos continuar investindo para oportunizar ainda mais acesso ao esporte por pessoas com deficiência em todo o Estado”, destacou o secretário David Moura.