https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2025-02-25-10-08-2025-02-24-16-49-2025-01-23-13-27-img-0173-67927c19bb885-67bcdb673402f-1-67bdcedb8aff2-1.jpg

CONTRA O AEDES

Prefeito e secretária pedem apoio da a população no enfrentamento contra dengue

Rennan Oliveira

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, utilizaram as redes sociais para reforçar a importância da participação ativa da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Em suas falas, os gestores destacaram que, sem a colaboração dos moradores, todas as ações podem se tornar ineficazes.

“A maioria das pessoas que estão vindo aqui nas UPAs apresentam sintomas de dengue e chikungunya, mas, na maioria das vezes, quando os agentes de endemias vão nas casas dessas pessoas, elas não os recebem. Muitos moradores se recusam a permitir a entrada dos profissionais para fazer a inspeção e eliminar possíveis criadouros”, alertou o prefeito Abilio Brunini.

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

O gestor também ressaltou que há vários terrenos baldios na cidade que não estão sendo limpos, tornando-se verdadeiros criadouros do mosquito. “Vamos aderir ao fumacê, ampliar a capacidade de atendimento nas UPAs e reforçar a distribuição de medicamentos. No entanto, se você não cobrar seu vizinho para fazer a parte dele, não teremos sucesso. Essa não é uma luta do Abílio, da secretária Lúcia, dos enfermeiros ou dos médicos. É uma luta que precisa de você e de cada vizinho. Sem esse apoio, todas as nossas ações não terão o efeito desejado”, enfatizou.

A secretária de Saúde, dra. Lúcia, reforçou que pequenas atitudes podem fazer toda a diferença na prevenção das doenças causadas pelo mosquito. “São apenas dez minutinhos por semana que você pode dedicar para fazer a limpeza do seu quintal e conscientizar o seu vizinho a fazer o mesmo. Num instante, a gente acaba com essa pandemia”, destacou.

As autoridades municipais fazem um apelo para que a população abra suas portas para os agentes de endemias, elimine recipientes que possam acumular água e cobre dos vizinhos a mesma atitude. Sem esse engajamento coletivo, a proliferação do mosquito continuará a ameaçar a saúde pública.

O combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade de todos. Pequenos esforços individuais podem resultar em avanços na luta contra as arboviroses.

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini e a secretária Lúcia Helena, sentados em uma mesa de reunião. O prefeito assina um documento, usando camisa cinza e a secretária o observa.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *