https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2025/07/amp-amp-Eleicao-AMM-2023-1921.jpg

NO PRÓXIMO MÊS

Janaina Riva assume presidência do MDB com a presença de Baleia Rossi em MT

DA REDAÇÃO - MATO GROSSO MAIS - ELISA RIBEIRO
redacao@matogrossomais.com.br

Foto: Assessoria

O correligionário de Janaina Riva (MDB), o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Leonardo Bortolin, informou que o primeiro grande ato da deputada no comando do partido no Estado será a vinda ao Estado do presidente nacional da sigla, Baleia Rossi. Conforme ele, a visita já está programada para o próximo mês.

“Está confirmada, Janaina assume a presidência do MDB a nível de Estado, já posicionando o MDB na centro-direita, na direita. Então, é a primeira decisão pública da deputada Janaina, que é naturalmente o maior projeto do partido hoje, a nível de Estado, com a candidatura ao Senado”, pontou, em evento na AMM, na última quinta-feira (10).

A partir do ato da deputada como presidente do MDB, para consolidar o projeto de candidatura ao Senado, ela, em conjunto com Bortolin e outras lideranças do Estado, percorrerão os municípios. “Esse é um projeto que é irrevogável, Janaina será candidata ao Senado sim e, a partir do momento que ela assumir o partido, nós vamos estar percorrendo todos os municípios do Estado, organizando os diretórios, preparando a chapa, tanto de estadual quanto de federal, e ouvindo todas as alas para falar na construção do governo do Estado também”, acrescentou.

Bortolin disse que, embora tenha havido críticas do Presidente de Cuiabá do MDB, o advogado Francisco Faiad, sobre a presidência da sigla passar a ser de Janaina Riva, o atual líder da legenda, o ex- deputado federal Carlos Bezerra, referenda o nome dela. “O deputado Bezerra vai ser, sem dúvida, pro resto de toda eternidade a figura mais simbólica do MDB de Mato Grosso. Ele ajudou a construir esse partido, ele merece todo o retorno, todo respeito, e a gente tem dialogado com muito carinho, inclusive com ele, que apoia incondicionalmente sua sucessão com a deputada Janaina Riva”, finalizou.

Bortolin também falou sobre os bastidores da montagem das chapas do partido para as eleições de 2026 e admitiu entraves na possível federação com o Republicanos.

 

Segundo ele, há um compromisso do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, de que a candidatura de Janaina ao Senado será prioridade da sigla, independentemente de eventuais fusões partidárias. “A Janaina já tem nomes a mais para a chapa estadual. Agora é só assumir e dialogar com as lideranças”, afirmou.

 

Bortolin também destacou que tem percorrido o estado ao lado da deputada para fortalecer a base do partido e montar a chapa federal, que ainda está em construção. No entanto, apontou dificuldades quanto a uma federação com o Republicanos, especialmente no que diz respeito à disputa pelo comando da futura aliança. “O problema não é ideológico. É de comando. O MDB não aceitará ser comandado pelo Republicanos, e o contrário também é verdade”, declarou.

 

Apesar do impasse, o presidente da AMM reconhece o potencial da federação. “Juntas, as duas siglas poderiam formar uma chapa forte o suficiente para eleger até cinco deputados federais”, avaliou.

 

Sobre a escolha de Janaina Riva  para liderar o MDB no estado, Bortolin afastou qualquer resistência interna. “Ela é uma das principais lideranças políticas de Mato Grosso e tem a vez dela. É hora de respeitar isso”, concluiu Bortolin.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 14 de julho de 2025 às 13:45:12
  • 14 de julho de 2025 às 13:23:40