Alunos da Universidade de Cuiabá (UNIC) realizaram o projeto “Farmácia na Comunidade” através de ação social no sábado (04) em Acorizal, a 59 km de Cuiabá. O evento aconteceu no Centro Comunitário dos Bairros João de Barro 1 e 2, o dia todo. As atividades desenvolvidas pelo grupo de estudantes é considerado um serviço prestado a comunidade, pois de um trabalho acadêmico, que é o objetivo inicial do projeto e se tornou também social.
Os serviços disponibilizados foram aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação do índice de massa corpórea para classificação se o indivíduo enquadra-se em sobrepeso ou em obesidade. Houve palestras e rodas de conversa com o tema “Saúde da Mulher”, e doenças, como diabetes, hipertensão, leishmaniose e hanseníase. E outros temas sobre higiene infantil e descarte correto e orientações do uso de medicamentos.
O objetivo principal do evento é a coleta de amostras de fezes para realização de exames onde será feito diagnósticos de parasitologia. Através deste estudo, será feito um relatório e enviado a Secretaria Estadual de Saúde para que possa contribuir ao serviço público. A coleta será feita no próximo sábado (11) mediante interesse e autorização das pessoas. Os resultados serão disponibilizados aos pacientes com outra visita, no sábado (18), e terá outras palestras.
A iniciativa dos estudantes foi planejada com visitas anteriores na cidade feita pelos próprios alunos, e que sentiram a necessidade de ir ‘in loco’, a partir disso, evidenciaram algumas necessidades e preocupações básicas e que contribui para desenvolver as atividades na comunidade. Tudo foi devidamente estudado e analisado pelos estudantes e os professores da instituição de ensino. Além das visitas prévias, eles aplicaram um questionário a população.
No evento foi disponibilizado aos participantes um café da manhã e na palestra infantil foi aplicado dinâmicas de orientação com pula-pula e outros brinquedos, para interação das crianças.
A receptividade dos moradores e carência da comunidade contribui para transformar o projeto acadêmico também em social, contribuindo assim para o bem-estar e conscientização de temas importantes sobre saúde.
A estudante Fabiana Magalhães explica que uma das ideias do projeto é mostrar para as pessoas a importância do farmacêutico para o meio delas. ”O farmacêutico não é apenas uma figura da saúde, mas o profissional mais próximo da casa das pessoas, é ele que pode orientar sobre um medicamento, um receituário, um profissional médico a ser procurado. O profissional ali na farmácia não é só um atendente, ele pode te ajudar mesmo”.
Sob a coordenação do professor e orientador Glauco Monteiro, além da ação realizada no dia 4, haverá mais dois eventos nos próximos sábados (11) e (18), onde será entregue os resultados dos exames e feito outras palestras na área da saúde.
Os estudantes são supervisionados pelos professores do curso e tem a parceria de farmacêuticos da cidade. Esses profissionais darão apoio e prestarão também os serviços disponibilizados sem cobrar nenhum custo. A parceria foi firmada e consolidada com a intenção principal de beneficiar a sociedade através do estudo acadêmico e o serviço social.