ALMT - Posto TRE - Abril

Detran promove semana para discutir acessibilidade

Com o tema “Um olhar para outro”, a VII Semana da Acessibilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT) começou nesta segunda-feira (23.09) e segue até sexta-feira (27) na sede da autarquia, em Cuiabá. A Gerência de Desenvolvimento, Saúde e Segurança no Trabalho promove o evento marcado por uma série de rodas de conversas e palestras para trocar experiências no ambiente do trabalho.

De acordo com a servidora e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade do Detran-MT, Laura Fernandes, o evento é um momento de reflexão que tem o objetivo de difundir informações e habilidades, proporcionando aos participantes um novo olhar sobre a acessibilidade e a mobilidade humana.

“Acreditamos que a educação muda paradigmas. Todos nós precisamos ter esta atitude de mudança de cultura demonstrando respeito à pessoa com deficiência. Que esta semana não seja apenas de reflexão, mas de mudança de atitude e fortalecimento de projetos”, disse.

Setembro é o mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência, portanto, o Projeto da Semana da Acessibilidade é uma iniciativa para dar visibilidade a causa da pessoa com deficiência e promover ações em prol das pessoas com deficiência.

A Lei Nº 10.098/2000 estabelece normas e critérios para promover a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. De acordo com ela, acessibilidade significa dar a essas pessoas condições para alcançarem e utilizarem, com segurança e autonomia, todos os espaços inclusive transporte e meios de comunicação. Para isso a lei prevê a eliminação de barreiras e obstáculos que limitem ou impeçam o acesso, a liberdade de movimento e a circulação com segurança dessas pessoas.

Confira a programação:

23.09 – Audiodescrição (14h)

24.09 – Libras (14h)

25.09 – Conhecendo o Projeto de Acessibilidade do Detran (13h30)

26.09 – Acessibilidade e Trânsito (14h)

27.09 – Acessibilidade e Interiorização (15h)

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *