https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/06/d080ca5f78f6ce5e90b3ad5af53231a1.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Câmara municipal de Aripuanã cassa o prefeito Jonas Canarinho

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Reprodução

O prefeito Jonas Rodrigues da Silva, conhecido como Jonas Canarinho (sem partido), foi cassado por improbidade administrativa, pela Câmara de Vereadores de Aripuanã (a 980 km de Cuiabá), por nove votos favoráveis a dois contrários, na última quinta-feira (25).

O vice-prefeito Adir Ferreira (PL) já assumiu a cadeira da prefeitura. O prefeito cassado teve as contas relativas ao exercício de 2017 julgadas irregulares pelos vereadores.

A publicação, que trata da cassação, está no Diário Oficial de Contas desta segunda-feira (29), e é assinada pelo presidente da Câmara, vereador Irani Rodrigues (PSC).

Outras condutas irregulares

Os vereadores apontam que houve “omissão do prefeito Municipal em apurar extravio de Termo de Empréstimo de maquinário público utilizado em asfaltamento”, no interior de um hotel na cidade. “Ficando o prefeito inerte à ausência de tais recolhimentos”.

A omissão se trata de um possível ato de improbidade do prefeito, que teria permitido a uma empreiteira que utilizasse maquinário público para fazer um asfaltamento nas dependências do hotel. A suposta irregularidade já se transformou em uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Ainda conforme os vereadores, o prefeito deixou de atender, por duas vezes, a convocação da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o caso.

Ele ainda teria “deixar de responder requerimento da Câmara de Vereadores e dos vereadores”; “atrasado a entrega de balanços e balancetes à Câmara Municipal” e “não cumprido recomendações constantes no relatório da Comissão Especial de Inquérito”.

A defesa do prefeito, feita pelo advogado Romolo Paiva, afirmou que irá recorrer na Justiça de Mato Grosso para reverter a cassação. O prefeito alegou, em entrevista a imprensa local, que é vítima de uma perseguição política.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *