Uma infecção na 4ª vértebra da coluna lombar impossibilitou Elizeu Figueiredo, 67 anos, morador de Campo Novo do Parecis (distante a 400 km de Cuiabá), de andar. “Eu sentia uma dor insuportável e as minhas pernas estavam muito inchadas. Depois de 15 dias de tratamento especializado no HMC, voltei a caminhar e estou muito bem”, informou o paciente.
Segundo Elizeu, ele veio regulado há 60 dias para outra unidade hospitalar em decorrência de uma diverticulite, doença intestinal marcada pela inflamação na parede interna do intestino e recebeu alta médica. Em casa, ele começou a sentir fortes dores e perdeu o movimento das pernas. “Realizei novos exames e fui diagnosticado com infecção na coluna”, disse.
A esposa de Elizeu, Vera Lúcia, ressaltou que o casal passou por momentos difíceis até chegar ao Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”. “Se não tivéssemos esse apoio aqui no HMC não sei o que teria acontecido com o meu marido. A recuperação dele está sendo rápida. Tratamento como esse é caro, se fosse pagar não teríamos condições. Aqui é uma maravilha, tudo pelo Sistema Único de Saúde – SUS”, relatou.
Para Elizeu, uma das maiores dificuldades é ficar tanto tempo longe de casa. “Em Campo Novo do Parecis tem um hospital de pequeno porte, que não realiza muitos procedimentos. O hospital regional mais próximo fica no município de Tangará da Serra, mas infelizmente ainda faltam algumas especialidades sendo necessário a minha transferência para Cuiabá. Seria ótimo uma estrutura hospitalar como essa na região oeste do estado”, enfocou.
“Gostei muito do HMC, recomendo a todos que necessitarem de atendimento para vir para cá. Meu sentimento é de agradecimento, pois a equipe da enfermagem é ótima, a alimentação que recebemos vem sempre nos horários certos, além de ser muito boa, a equipe médica é bem atenciosa. Sigo internado, com a convicção que estou recebendo o melhor tratamento possível. Acredito que em poucos dias receberei alta hospitalar”, destacou Elizeu.
Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o HMC, informou que o paciente está há quase dois meses internado, acompanhado por equipes médicas da infectologia, clínica geral, ortopedia e equipe multiprofissional.
“A estrutura do HMC é completa, a gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro recebe pacientes da capital, Cuiabá e do interior do estado de Mato Grosso. A assistência hospitalar é para os usuários do SUS que chegam à unidade via urgência e emergência ou Central de Regulação”, completou Rós.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT