A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) realiza na manhã da próxima sexta-feira (30 de setembro) mais uma rodada dos Diálogos Institucionais. A atividade, voltada aos 10 novos juízes substitutos que participam do Curso Oficial de Formação Inicial (Cofi), consiste em uma conversa com magistrados experientes.
Promovida pela Esmagis, a atividade será realizada presencialmente, na sede da escola, das 8h30 às 11h30. A iniciativa visa contribuir com a capacitação dos(as) juízes(as) empossados(as) recentemente para que cheguem mais preparados às comarcas que irão assumir a partir de outubro.
Dessa vez, falarão sobre suas experiências na magistratura os desembargadores Juvenal Pereira da Silva, Serly Marcondes Alves e Mario Roberto Kono de Oliveira. Cada um dos desembargadores poderá apresentar visões sobre a carreira, dar orientações para uma trajetória de sucesso e apontar desafios que os aguardam na nova profissão.
Em 19 de agosto, os novos juízes substitutos participaram do primeiro encontro do Cofi, elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça e Esmagis-MT. O curso contempla o conteúdo programático proposto pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de temáticas de interesse do Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT).
Metodologicamente, o foco principal traz o protagonismo do aluno-juiz na construção do seu próprio conhecimento, promovendo a participação, a interação e a possibilidade de uma aprendizagem do dia a dia da vida funcional do juiz e da juíza.
Leia matérias correlatas abaixo:
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT