DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O juiz da 46ª Zona Eleitoral de Rondonópolis, Wanderlei José dos Reis, determinou a imediata expedição de mandado de busca e apreensão em uma residência de Cuiabá, onde mora o suposto contratante da ação de propagação de Fake News em relação ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes e a sua família.
Os mandados estão sendo cumpridos pela Polícia Federal e Polícia Judiciária Civil, neste sábado (1°/10). A decisão é uma reposta ao pedido de representação da Polícia Federal, dando prosseguimento às primeiras buscas realizadas em Rondonópolis, no dia 28 de setembro.
Na ocasião, foram apreendidos vários aparelhos de celular e chips utilizados para disseminar fake news em relação ao governador do Estado, que confirmaram os indícios apontados pela Polícia Federal, quanto à pessoa que estaria disparando as notícias ofensivas. Em depoimento, o suspeito informou quem teria contratado o serviço e que foi paga a quantia de R$ 10 mil em espécie, em um hotel de Rondonópolis.
De posse das informações, a PF confirmou os fatos em diligências. Após manifestação favorável do Ministério Público Eleitoral, o juiz eleitoral analisou os fatos e deferiu a representação, com determinação de imediata expedição do mandato de busca e apreensão.
“A finalidade dessa prática de crimes seria difundir notícias supostamente falsas, a fim de gerar desinformação, principalmente em época eleitoral, atentando contra a honra em desfavor da vítima, que é o atual Governador do Estado de Mato Grosso e candidato à reeleição, imputando-lhe condutas desonrosas e até mesmo a prática de crimes, com o objetivo de macular a imagem pública do ofendido em um pleito eleitoral em curso”, afirma o juiz eleitoral em sua decisão.