Iniciado há 42 dias, o Programa Cultura Digital, pioneiro no ensino sobre tecnologia e robótica na educação pública municipal de Diamantino, visa promover a experiência da programação, do metaverso, robótica, computação e mecânica por meio da ciência. A iniciativa também tem como objetivo estimular o interesse dos alunos em carreiras voltadas para a área tecnológica.
O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de auxiliar a criança nas descobertas e interações com os meios tecnológicos de forma saudável e produtiva. Ao todo, serão capacitados 170 alunos e 09 Professores das escolas públicas municipais.
A secretária de cultura Raquel Pinho ressaltou que a ação está fazendo a diferença na vida dos alunos, trazendo a transformação com um novo modelo de ensino aprendizagem para essa geração.
“As aulas do Projeto Cultura Digital são ofertadas no Museu Langsdorff no contraturno das aulas da grade comum da rotina escolar. Veio para acrescentar às nossas crianças do 5º ano do ensino fundamental o conhecimento sobre internet, metaverso, programação e robótica, e para nós enquanto poder público está sendo uma satisfação promover um trabalho tão importante para os meninos e meninas que serão o futuro do município”, ressalta.
Tales Iago Batista, Engenheiro da Computação, é Gestor Técnico e Professor da Projeto Cyber Kids explicou como funciona na prática as atividades desenvolvidas que estão encantando os alunos e causando aprendizagem mais eficaz.
“O nosso projeto em Diamantino tem o objetivo de apresentar o mundo tecnológico para as crianças. Estamos trabalhando desde a programação, com microcontroladores que atuam na automação do mundo até a imersão tecnológica, por meio dos óculos de realidade virtual. Hoje em específico, as crianças estão aprendendo na prática sobre o arduíno, ferramenta de desenvolvimento de projetos eletrônicos e robóticos”, pontuou.
A professora Juçani Vitorassi acompanhou os alunos do 5º ano da Escola Castorina e frisou que “a experiência das aulas de robótica estão sendo muito interessantes e aproveitei o momento de hoje para também experimentar os óculos de realidade virtual. Todo esse projeto está sendo muito proveitoso, inclusive para nossas crianças, que além de estudar o conteúdo em sala de aula, como por exemplo o da estação espacial, ainda consegue interagir e imergir através da realidade virtual oferecida aqui”, declarou.
A aluna Ana Carolina, de 11 anos, falou da emoção de entrar no mundo virtual, contemplando o espaço e tudo que o compõe. “Foi muito legal participar, eu consegui ver astronautas perto de mim, satélites, o sol e eu também fui bem ao lado do planeta terra. Foi muito legal mesmo”, contou.
Já Maria Iohana, de 11 anos, também ficou encantada ao utilizar os óculos de realidade virtual. “Estou achando muito legal participar do programa Cultura Digital e eu gostei muito da experiência de estar estudando robótica. A atividade da realidade virtual foi legal, deu um pouco de medo ver os dinossauros tão de perto, mas gostei bastante”, comentou.
NOVAS VAGAS
Osanildo da Mata, diretor da Zaion Educação e Tecnologia, empresa que promove as atividades no município informou sobre a abertura de novas 48 bolsas de estudos de tecnologia, programação e robótica por meio do Programa Cultura Digital.
As vagas são para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e para os alunos do 3º ano do Ensino Médio. As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo na Rua Mal. Rondon ao lado da Praça Major Caetano Dias, a partir do dia 05/10/2022.
Para efetuar a inscrição a criança e o jovem (menor de 18 anos) precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e portar o RG e o Atestado de Matrícula.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT