A Prefeitura de Cuiabá realizou na quarta-feira (5), junto com o Consórcio C.S Mobi Cuiabá, testes nos sistemas e equipamentos eletrônicos que serão utilizados em todos os itens presentes na operação do estacionamento rotativo na área urbana cidade e no novo Mercado Municipal Miguel Sutil, localizado na Avenida Isaac Póvoas. A modalidade para a revitalização do espaço é por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
Esta é a última etapa para que o Consórcio C.S Mobi mostre aptidão e dê início às obras e a implantação do sistema que contará com 85 parquímetros, com previsão de ampliação para mais 46 e cinco estações inteligentes para bicicletas com 10 vagas cada.
“No quesito qualificação técnica, econômica, proposta técnica a empresa está apta. Agora, esta é a última fase, testar os equipamentos e caso esteja tudo funcionando dentro das conformidades em 90%, o Consórcio estará apto para dar início aos trabalhos. Ainda faremos o relatório técnico para finalizar o processo desse teste. Cuiabá será a primeira cidade do país a implantar esse sistema de estação inteligente de bicicleta, que é usado na Europa. A gestão Emanuel Pinheiro está preocupada em melhorar a região central e devolver esse espaço revitalizado como uma atração turística que resgata um local que faz parte da história de Cuiabá”, disse o adjunto de Licitações e Contratos, Agmar Divino Lara de Siqueira, que é o presidente da Comissão Permanente de Licitação de Cuiabá.
“Tivemos os testes de sensores solares e agora, do parquímetro de bicicleta e finalizado tudo, homologa-se a licitação e a empresa pode operar a reforma e construção do Mercado e a implantação de 2.600 estacionamento rotativo com a ampliação de mais 5 mil vagas futuramente em Cuiabá”, explicou.
A implantação do sistema do estacionamento rotativo é uma reivindicação antiga da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e do comércio em geral da Capital. “A gestão Emanuel Pinheiro teve essa coragem de realizar essa licitação para concluir esse projeto e implantar esse sistema de estacionamento rotativo e que vai oxigenar o centro e quem ganha com isso é a população. Já temos sensores que estão sendo instalados para testes no Centro. E os parquímetros irão funcionar com moeda ou cartão de crédito para estacionar por uma hora naquela vaga”, explicou Agmar Divino.
Participaram dos testes dos sistemas: representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e equipe técnica das empresas que fazem parte do o Consórcio C.S Mobi Cuiabá (Areatec – Tecnologia e Serviços LTDA; Promulti Engenharia, Infraestrutura e Meio Ambiente LTDA e a CS Brasil Transportes de Passageiros e Serviços Ambientais LTDA.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT