https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/10/ca476535aa2c8f4a29ef8058a8ad55d6.jpeg

TSE ordena que PT retire vídeos que associam Bolsonaro ao canibalismo

Bolsonaro em entrevista em NY Times
Reprodução Twitter

Bolsonaro em entrevista em NY Times

Na noite deste sábado (8), o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ordenou que a campanha do PT suspenda imediantamente a  veiculação da propaganda eleitoral que associa o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) ao canibalismo .

“Verifica-se que, como alegado, a propaganda eleitoral impugnada apresenta recorte de determinado trecho de uma entrevista concedida pelo candidato representante, capaz de configurar grave descontextualização”, destacou o ministro na decisão.

Durante a propaganda, a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resgata uma entrevista ao jornal New York Times, de 2016, em que o atual mandatário do país diz que “comeria um índio sem problema nenhum”.

No trecho que o PT exibe durante a propaganda eleitoral, Bolsonaro  fala de um suposto episódio em que um indígena morreu e teria sido “cozinhado” por outros indígenas. “Morreu um índio, e eles estão cozinhando. Eles cozinham o índio. É a cultura deles”, afirmou.

Após a exibição da campanha, a equipe do presidente  pediu ao TSE que a reprodução fosse retirada das plataformas digitais de Lula e que a retransmissão de forma descontextualizada do trecho fosse proibida.

Na ação apresentada, a campanha de Bolsonaro afirma que Lula usou de “grave e intencional descontextualização” como “estratégia publicitária”. 

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino concordou e determinou que a reprodução não seja mais veiculada na TV, em sites e em outras plataformas digitais. Novas divulgações com o mesmo teor também foram proibidas.

O juiz da Corte apontou que  “a reportagem se refere a uma experiência específica dentro de uma comunidade indígena, vivida de acordo com os valores e moralidade vigentes nessa sociedade”.

Segundo o ministro do TSE, a campanha do ex-presidente altera o “sentido original de sua mensagem, porquanto sugere-se, intencionalmente, a possibilidade de o candidato representante admitir, em qualquer contexto, a possibilidade de consumir carne humana”

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *