A Secretaria Municipal de Saúde por meio do setor de Vigilância Ambiental está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti , mosquito transmissor da zika, chikungunya e dengue. Esta semana as equipes estão desenvolvendo o projeto Educação e Saúde Ambiental nas escolas da Zona Rural, ocasião em que levam orientações para as crianças sobre as fases de desenvolvimento do inseto causador de doenças e os cuidados que elas devem ter em casa para evitar os riscos e eliminar focos.
A secretária de saúde Marineze Meira explica que ações são necessárias principalmente no período chuvoso, que é propício para os criadouros e a proliferação do mosquito. A Prefeitura vem intensificando as ações nos bairros da cidade, verificando os locais com maiores índices de presença do mosquito, para impedir a reprodução do Aedes. As equipes vem fazendo visitas frequentes nas casas, estabelecimentos em busca de identificar possíveis focos e evitar que a doença se espalhe.
“Uma campanha muito importante de conscientização que está sendo realizada nas escolas, alertando crianças, adolescentes e jovens sobre a importância dos cuidados que elas devem ter em casa e também em relação aos riscos para a saúde que o mosquito pode causar”, declarou a secretária.
Aliado às ações de rotina da Vigilância Ambiental, o projeto de recolhimento de pneus inutilizáveis pela Reciplanic, empresa que oferece alternativa de reutilização dos itens descartados, também está sendo executado no município. É feito o recolhimento de pneus descartados pelas borracharias ou encontrados terrenos baldios e espaços públicos. Os pneus são recolhidos e destinados a um local apropriado para, em seguida, serem levados para reciclagem.
A Secretaria de Saúde informa que em caso de ambientes com acúmulo de lixo ou depósito aberto como caixa d’ água, tambores abertos ou qualquer outro recipiente que pode conter foco de mosquito, os moradores devem denunciar os fatos na Ouvidoria do município pelo telefone 08006430066.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT