DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O vereador Sargento Vidal (MDB) usou da Tribuna durante a sessão ordinária desta quinta-feira (20.10), na Câmara de Cuiabá, para cobrar o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) uma solução aos casos de maus-tratos a animais de grande porte na Capital.
O parlamentar alegou que estes animais, além de estarem sofrendo nas mãos de malfeitores, estão sendo vítimas e causadores de acidentes nas vias de Cuiabá.
Em 2018, quando assumiu o mandato por 41 dias, Vidal apresentou um Projeto de Lei proibindo os maus-tratos a animais de grande porte como os cavalos, em casos de serem condutores de carroças. No entanto, o PL foi arquivado e posteriormente o vereador Marcelo Bussiki apresentou o mesmo projeto, tornando-se lei em 2020.
“Como fiquei apenas 41 dias, o PL foi arquivado. Mas logo depois um outro vereador apresentou esse projeto que virou lei e o prefeito sancionou. Hoje é proibido o uso de carros de tração animal para carregamento de entulhos e objetos pesados. Em Cuiabá é um caso grave os maus-tratos, no qual encontram-se animais em situação deprimente e mesmo assim, sendo forçados a puxar carroças”, declarou.
O parlamentar destacou que, apesar de sancionada a Lei n°6512/2020, o prefeito enfrenta um problema sério que é a falta de lugar para levar os animais apreendidos. “Precisa a lei ser cumprida, mas ao mesmo tempo, enfrenta-se a dificuldade de ter um espaço para levar estes animais depois que for dada voz de prisão aos malfeitores”, disse.
Vidal prometeu trazer uma solução para este caso na próxima sessão que será na terça-feira (25.10), e pediu que o prefeito abrace essa causa junto com ele para que seja colocada a lei em prática.
“Ao vereador não cabe apenas criticar, mas também dar a solução e, por isso, venho aqui hoje dizer ao prefeito Emanuel Pinheiro que esse problema na nossa Capital, referente aos animais de grande porte, o sargento Vidal tem a solução, fazendo com que a lei seja cumprida e esses animais tenham um local para serem levados com atendimento veterinário e medicamentos. Na próxima semana tratei uma pessoa para ficar responsável por esta situação. Então quero hoje cobrar o prefeito Emanuel Pinheiro para que venha somar junto ao Sargento Vidal na causa animal, nesse quesito de animais de grande porte. Tenho a solução, irei apresentá-la a prefeitura e acredito que a partir de então, poderá cumprir a lei tranquilamente”, disparou.