A cidade de Acorizal (distante 70,2 km de Cuiabá), agora, fará parte da rota de turismo dentro do aplicativo ‘Turismo Cuiabá’. O secretário de Turismo da Capital, Zito Adrien, e o prefeito Diego Taques, assinaram nesta segunda-feira (24), o Acordo de Cooperação Técnica que garante a inclusão do município no roteiro de atrações turísticas.
Além de Acorizal, o município de Barão de Melgaço (109,6 km distante de Cuiabá) também está na rota do aplicativo. A proposta, conforme Zito, é ampliar a ferramenta ao Consórcio do Vale do Rio Cuiabá – (composto por Cuiabá e outros 12 municípios) e que tem o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro como presidente.
“É uma determinação do prefeito, não só como gestor da Capital, mas como presidente do Consórcio ao qual Acorizal faz parte. O turismo em Cuiabá, não é só a Capital, temos Chapada dos Guimarães, Acorizal, Santo Antônio, Poconé, Barão de Melgaço e outros e nos dá esse potencial. Acorizal é o segundo município a aderir o aplicativo, vamos depois pra Poconé, Livramento para fazermos essa integração. A gente já adiantou bem e hoje era para formalizar essa adesão. Foi o setor mais prejudicado, foi o primeiro a fechar e o último abrir. É um setorque arrecada muito ao município, porque gera empregos e movimenta a economia e a cidade. Somos cidades irmãs e precisamos nos ajudar um ao outro e fazer essa interação em prol da nossa terra”, destacou Adrien.
O prefeito de Acorizal, Diego Taques, destaca que a cidade está melhorando o setor de hotelaria e restaurantes e ainda tem investido em infraestrutura para pavimentação de vias que dão acesso a rios e cachoeiras na cidade. “Estamos buscando empresas para parcerias e investindo em infraestrutura. Temos um projeto de realização de uma orla na cidade, recuperar a nossa balsa e fazer um turismo de pesca. Temos a beira do rio Aldeia, o Baú e estamos fazendo asfalto para acesso a essas regiões. Temos festas tradicionais e festival de pesca e também o Carnaval. Temos uma beira de serra e uma trilha dos Macacos, onde tem uma belíssima cachoeira. O prefeito Emanuel Pinheiro é sempre parceiro da nossa cidade, porque Cuiabá nos ajuda muito a exemplo, na Saúde Pública, muita gente faz tratamento ou cirurgias na Capital. Quero dizer que neste pós pandemia queremos reconstruir esse setor e chamar a população para curtir os atrativos da nossa cidade”, comentou Diego.
João Eduardo Sá, coordenador técnico da pasta de Turismo, cita que o aplicativo do Turismo foi criado por servidores/técnicos de informática da Prefeitura de Cuiabá. “A nossa preocupação foi em fazer um projeto que lá na frente não tenhamos problemas, a exemplo, a empresa não atualizar ou não atender a demanda. E então, é uma equipe da própria gestão quem faz esse aplicativo. E para acessá-lo, tem que baixá-lo no Google Play Store, Apple Store ou acessar o QR Code no site http://turismo.cuiaba.mt.gov.br”, explicou.
No aplicativo estão disponíveis informações sobre o mapeamento turístico com roteiro completo do que fazer na zona rural e urbana: gastronomia, rotas das igrejas, Centro Histórico, rotas das cervejas artesanais, rotas dos balneários, pesca esportivas, eventos que constam no calendário dos municípios e outros.
São quase mil estabelecimentos cadastrados de diversos segmentos e desde seu lançamento, no segundo semestre deste ano, o aplicativo já foi acessado 660 mil vezes.
Participaram da reunião: Nilza Taques Secretaria Adjunta de Turismo de Cuiabá; Alcides DAF da Secretaria de Turismo de Cuiabá; Rodrigo Medeiros diretor da DTI da Prefeitura de Cuiabá; Susy Córdova presidente do SINGTUR de MT e Fernando Quaresma diretor da ABRASEL-MT.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT