A executiva nacional do Republicanos anunciou que pretende adotar uma postura independente em seu relacionamento com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional. O partido diz que a decisão foi unânime entre os dirigentes.
A neutralidade é uma boa notícia para o petista, uma vez que o Republicanos é um aliado estratégico do presidente Jair Bolsonaro. O partido reune importantes nomes próximos ao político como o vice-presidente Hamilton Mourão, eleito senador pelo Rio Grande do Sul; a ex-ministra dos direitos humanos Damares Alves, eleita senadora pelo Distrito Federal, e o ex-ministro da infraestrutura Tarcísio de Freitas, eleito governador de São Paulo .
A decisão do partido permite que os quadros bolsonaristas do partido fiquem liberados para fazer oposição ao novo governo. Enquanto outra parte da bancada de 42 deputados pode escolher apoiar Lula a partir do ano que vem.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política