A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) pediu esclarecimentos a Unimed-Rio no prazo de 72 horas, a contar deste esta segunda-feira (5), sobre “reiteradas condutas abusivas ao consumidor”.
Desde julho de 2022, a empresa lidera o pior atendimento ao consumidor, segundo o ranking da Agência Nacional de Saúde divulgado de outubro.
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Em julho, a Unimed-Rio esteve entre as dez operadoras de planos de saúde notificadas por indícios de reajustes abusivos. As investigações, ainda em andamento pela Senacon/MJSP, apontaram cobrança de aumento de até 133% , na comparação com o valor cobrado anteriormente.
Para o ministro Anderson Torres, a apuração preza pela dignidade dos consumidores e proteção de seus interesses. “A saúde é direito social. Assim, os princípios que norteiam o direito do consumidor precisam ser respeitados e as operadoras devem ter a capacidade de solucionar os serviços e prestar assistência em todos os níveis”, afirmou.
A operadora pode responder processo administrativo e sofrer multa (com valor ainda a ser definido), caso não adeque os serviços ou preste as informações necessárias dentro do período de 72 horas. O prazo deve ser contado a partir da data de recebimento da notificação.
Fonte: IG ECONOMIA