DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia proposta pelo deputado Diego Guimarães (Republicanos) realizou a primeira reunião nesta quinta-feira, 9 de março, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Durante o encontro foram escolhidos como relator Drº Eugênio (PSB) e Juca do Guaraná (MDB) será na vice-presidência.
A CPI tem com objetivo principal investigar os serviços de telefonia e Internet móvel, que apresentam tarifas elevadas e, mesmo assim, não são adequados em muitos municípios de Mato Grosso.
“O serviço de telefonia deixou de ser uma questão de conforto e passou a ser necessidade diária e as operadoras não estão cumprindo com o que é estabelecido em contrato. As coisas acontecem via internet e Mato Grosso, com dimensão continental, não tem cobertura de telefonia e internet que é imprescindível”, ressaltou Diego Guimarães.
Todos os deputados membros da CPI relataram que diariamente recebem reclamações da falta de sinal em vários municípios. “No Araguaia é triste a realidade de quem precisa se comunicar”, lembrou Drº Eugênio. O deputado Carlos Avallone também ressaltou que tem recebido reclamações e o próprio destinou emenda para implantação de antenas em alguns distritos e mesmo assim não foi oferecido sinal para a região, como, por exemplo, em Bom Jardim, distrito de Nobres.
A CPI será auxiliada pela Procuradoria Geral da Casa de Leis e também fará o trabalho em conjunto com a Defensoria Pública do Estado, Ministério Público e Procon.