DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A Polícia Federal prendeu em flagrante um homem acusado de armazenar vídeos, fotos e demais registros com conteúdo de cenas de sexo explícito ou pornografia envolvendo crianças e adolescentes em Mato Grosso. A prisão ocorreu nesta quarta-feira, 29 de março, em Vila Rica (a 1.665 km de Cuiabá). A ação foi executada por policiais de Barra do Graças.
Os policiais foram ao endereço do suspeito para cumprir mandado de busca e apreensão, determinada pela Justiça Federal em Barra do Garças, em ação de combate a crimes sexuais contra crianças na internet. No entanto, ao chegar no local e om base no que foi recolhido, o homem acabou detido.
A investigação foi iniciada após a comunicação da Polícia Federal de que vídeos em que uma criança brasileira de 10 anos com conteúdo sexual foram publicados em fóruns da Darkweb. Posteriormente, o responsável pelo aliciamento da menor e produção das imagens realizou diversos contatos com a criança e sua mãe, se passando pela namorada do autor, buscando obtenção de vantagens econômicas para não divulgar mais imagens da menor. Dizia que teria descoberto as imagens no celular do investigado e que estaria disposta a divulgar as imagens, caso os valores não fossem pagos.
A partir dessas informações, a Polícia Federal brasileira, por meio da Força Tarefa de Identificação de Vítimas, coordenada pela Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos relacionados ao Abuso Sexual Infanto juvenil, utilizando-se de modernas técnicas de investigação cibernética e intensiva tecnologia, conseguiu identificar o suspeito, residente na cidade de Vila Rica.
Equipe da Delegacia da Polícia Federal em Barra do Garças, dando continuidade às investigações, cumpriu mandados de busca e apreensão em face do suspeito, sendo encontrada com ele uma enorme quantidade de imagens de sexo envolvendo menores, dentre as quais as da vítima que originou a presente investigação.
Outras possíveis vítimas serão identificadas com o material apreendido com a continuidade das investigações pela Polícia Federal em Barra do Garças.