DA REDAÇÃO / LEONARDO MAURO
[email protected]
O plenário da Câmara Municipal de Cuiabá, aprovou as contas da Prefeitura de Cuiabá, no exercício de 2021, com 13 votos favoráveis e nove contrários.
A votação ocorreu na manhã desta terça-feira (25). Os vereadores seguiram o parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Já na Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária do Parlamento da capital, teve um voto contrário, a do vereador e presidente da Comissão, Demilson Nogueira (PP).
Apesar do voto contrário, as contas foram aprovadas por 2 votos a 1.
Discussões
Em defesa da aprovação, o vereador Lilo Pinheiro (PDT) disse que a aprovação foi feita pelo pleno do TCE e em relação ao vereador Demilson, é uma deliberação dele julgar como improcedente ou designar relator para o projeto que está em pauta.
“O relatório que veio do Tribunal de Contas para Câmara Municipal de Cuiabá veio pela aprovação com recomendações. A aprovação é essa feita pelo pleno do Tribunal de Contas, pelos auditores do Tribunal de Contas e pelo Ministério Público de Contas. E como sempre foi a minha posição aqui na Câmara, os pareceres meus que eu participo são feitos de forma técnica, isenta e eu achei por bem acompanhar o parecer do Tribunal de Contas”, disse o parlamentar.
Já o vereador Demilson Nogueira (PP) explicou aos jornalistas sobre seu posicionamento contrário as contas. Conforme o parlamentar, a Prefeitura vem desde 2017 “maquiando” as contas e fazendo pedaladas para jogar os restos a pagar para o próximo ano, sem colocar nos documentos no final do exercício.
“Fazendo uma análise das próprias contas, eu passei a entender pela rejeição diante do que o próprio tribunal aponta ali. Ele aponta que desde dois mil e dezessete as contas vêm cada dia piorando a sua qualidade, e o rombo vem aumentando e sem falar que rotineiramente o Prefeito das pedaladas para apresentar umas contas razoáveis, mas mesmo assim o tribunal aponta lá em 2017 já um rombo de R$17 milhões”, disse o vereador.
Leia mais: Em meio a discussões, Câmara vota contas da Prefeitura de Cuiabá; oposição é contra aprovação