DA REDAÇÃO/ MAK LUCIA
[email protected]
Após atacar as mulheres com falas misóginas de ódio, o deputado Gilberto Cattani (PL), foi assunto na Câmara Municipal de Cuiabá, na manhã desta terça-feira, 30 de maio. Os vereadores querem retirar o título de cidadão cuiabano concedido ao deputado estadual, em 2021.
A proposta foi apresentada pelo vice-líder do parlamento municipal, Luís Claudio (PP), durante sua fala no grande expediente. O parlamentar relembrou o caso do ex-deputado federal Arthur do Val (mais conhecido como mamãe falei) que disse que as mulheres ucranianas são fáceis por serem pobres.
“Não podemos aceitar que um deputado que usa chapéu, que dá mais valor a seus animais, porque talvez lhes dê renda, trate mal as mulheres. Fico imaginando como deve tratar as mulheres que trabalham em seu gabinete. Esse sujeito não deve continuar ser representante do Estado. Temos na Assembleia pessoas de bem, não podem conviver com pessoas assim. Fora Cattani, deixe em paz as mulheres desse Estado”, disse.
Luís Claudio disse também que a classe política está muito quieta e o silêncio chama atenção. Inclusive a própria Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) não tomou nenhuma atitude em relação às falas do deputado e o extremismo político é prejudicial para a sociedade.
“Nós temos, infelizmente, um deputado estadual que afirmou que mulheres são vacas e depois pede desculpa às vacas e não às mulheres. Eu tenho reclamado do silêncio ensurdecedor da classe política de Mato Grosso e agora da Assembleia Legislativa, que se cala diante de um vídeo gravado aterrorizante para a classe política, para as mulheres […] “Falam coisas que nunca deveriam sair da boca de um ser humano. É presidente da Comissão de Direitos Humanos. Nenhum deputado propôs que esse mau representante desse explicações na Comissão de Ética daquela casa. Aliás, falam que aqui é a ‘Casa dos Horrores’, e lá, é a ‘Casa Bela’?”, disse.
A vereadora Maysa Leão (Cidadania) cobrou que a ALMT por meio da presidente em exercício Janaina Riva (MDB) acione o deputado no Conselho de Ética, pois as atitudes dele configura quebra de decoro parlamentar.
“Não dá para passar pano. Não dá para fingir que isso é normal e não dá para aceitar algo desse tipo, sendo eu uma parlamentar mulher no estado de Mato Grosso. Quero deixar aqui registrado meu repúdio a essa situação e o pedido é para a Assembleia Legislativa tome alguma atitude”, disse a vereadora.
Título de Cidadão Cuiabano
Em 2021, a Câmara aprovou a homenagem ao parlamentar, proposta pelo vereador Wilson Kero Kero (Podemos). O vereador usou do direito de resposta para dizer que o deputado Cattani já havia pedido desculpas e conversado com alguns colegas parlamentares.
Após a repercussão envolvendo o nome do deputado, o vice-líder de Emanuel Pinheiro (MDB) propôs a retirada do título e foi apoiado pelos vereadores Demilson Nogueira (PP), Sargento Joelson (PSB), Maysa Leão (Cidadania) e outros parlamentares.