DA REDAÇÃO CNN BRASIL
[email protected]
Uma grande barragem e usina hidrelétrica no sul da Ucrânia ocupada pela Rússia sofreu um colapso na terça-feira (6), provocando evacuações em massa e temores de devastação em larga escala, já que a Ucrânia acusou as forças de Moscou de cometer um ato de “ecocídio”.
Moradores próximos à barragem de Nova Kakhovka, no rio Dnipro, em Kherson, foram instruídos a “fazer tudo o que puderem para salvar suas vidas”, de acordo com o chefe da administração militar da região de Kherson, na Ucrânia, enquanto o vídeo mostrava um dilúvio de água jorrando de uma enorme brecha na represa.
A barragem crítica de Nova Kakhovka é o maior reservatório da Ucrânia em termos de volume. É a última da cascata de seis barragens da era soviética no rio Dnipro, uma importante via navegável que atravessa o sudeste da Ucrânia.
Existem várias vilas e cidades a jusante, incluindo Kherson, uma cidade de cerca de 300.000 habitantes antes da invasão de seu vizinho por Moscou.
O que aconteceu?
Não está claro o que causou o colapso da barragem no final da noite de segunda-feira (5) ou nas primeiras horas de terça-feira (6).
Uma análise da CNN de imagens de satélite da Maxar mostra que a barragem foi danificada poucos dias antes de sofrer o colapso estrutural.
As imagens de satélite mostram que a ponte rodoviária que cruzava a barragem estava intacta em 28 de maio. No entanto, as imagens de 5 de junho mostram um trecho da mesma ponte faltando. A análise de imagens de satélite de baixa resolução sugere que a perda da seção da ponte ocorreu entre 1º e 2 de junho.
A CNN não pôde verificar de forma independente se os danos à ponte rodoviária tiveram um papel no colapso da barragem ou se ela foi destruída em um ataque deliberado de uma das partes em conflito.