DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Guilherme Maluf, reforçou a urgência na melhoria da cobertura vacinal contra a poliomielite, ou paralisia infantil, alerta que também vem sendo feito desde o ano passado pelo vereador Fellipe Corrêa (Cidadania).
Diante da relevância da ação do conselheiro, o parlamentar propôs uma Moção de Aplausos na sessão da Câmara desta terça (13).
Presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social do TCE-MT, Maluf informou durante a sessão do último dia 6 que a Corte capacitará profissionais e recomendará campanha de vacinação contra a poliomielite em todos os 141 municípios de Mato Grosso, além da criação de ranking.
O vereador destaca que enquanto o país está sob alerta de pesquisadores com cobertura vacinal de 77%, Cuiabá apresenta 67%, dez pontos percentuais abaixo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda taxa de 95% para impedir a circulação do vírus e pesquisadores da Fiocruz já publicaram alerta para o risco de casos em território nacional.
“Ao reconhecer a prioridade dada pelo conselheiro e médico Guilherme Maluf quanto à vacina da pólio, esta Câmara incentiva também os demais agentes públicos e instituições do estado a unirem esforços contra o retorno desta terrível doença, já extinta do país há mais de três décadas e agora com casos registrados na América do Sul – origem de muitos imigrantes que chegam diariamente à nossa capital”.