DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A Prefeitura de Cuiabá participou, nos dias 17 e 18 de junho, da segunda edição da Virada ODS, em São Paulo. De acordo com o gestor Desenvolvimento Sustentável, Alex de Deus, o evento foi fundamental para troca de experiências sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Marcia Pinheiro estiveram presentes e receberam premiação por projetos sustentáveis, o Solidariedade em Ação e Cuiabá Te Queremos Verde.
A Virada ODS foi organizada pela Prefeitura de São Paulo e reuniu autoridades nacionais e internacionais, com o intuito de debater e potencializar a implantação de ações ligadas à Agenda 2030. Promovida pela organização intergovernamental, a Agenda 2030 abrange 17 objetivos que estimulam a realização de medidas voltadas ao crescimento global sustentável.
“Cuiabá esteve presente na primeira edição e, neste ano, participamos novamente de reuniões, palestras e painéis sobre sustentabilidade. Foi uma oportunidade ímpar para troca de informações entre prefeitos, secretários e outras autoridades. O evento proporcionou uma riqueza de experiências que serão replicadas em nível local”, comenta Alex de Deus.
No evento, Cuiabá apresentou algumas iniciativas que estão em andamento na Administração Municipal. Dentre elas, a implementação das ODS da ONU no Planejamento Estratégico, o alinhamento do Plano Plurianual (PPA) com a Agenda 2030 e a adesão à Plataforma “Estratégia ODS”, que proporciona acompanhamento das boas práticas da Prefeitura.
Soma-se a isso, o acordo de “Cidade Signatária do Pacto Global da ONU”, assinado pelo Município em 2019, e o ingresso no “Pacto Global dos Prefeitos para o Clima e Energia”, patrocinado pela União Europeia. A ideia é tornar Cuiabá uma referência mundial como cidade humanizada, sustentável, moderna e de oportunidades.
“Quando tornamos o desenvolvimento sustentável uma política de governo, assumimos o compromisso com a população de pensar nas futuras gerações. Sendo assim, foi instituída a obrigação pública de tornar Cuiabá uma cidade melhor, garantindo que nossos descendentes possam viver com uma excelente qualidade”, completa Alex.
O desenvolvimento da Agenda 2030 na Administração Municipal faz parte do Pacto Global da ONU, o qual Cuiabá é uma das primeiras capitais signatárias. A adesão à iniciativa é resultado de uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, que visa inserir práticas contínuas de desenvolvimento sustentável na Prefeitura de Cuiabá.
“Isso deve acontecer por meio de um plano de governo, assegurando que as ações de sustentabilidade sejam um compromisso. Também deve ser feito obedecendo metas e indicadores sistêmicos estabeleçam um quadro analítico das evoluções das políticas, programas e projetos”, pontua o gestor.