DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Rosimeire Alves estava com o título cancelado por não ter votado em eleições anteriores. Nesta quarta-feira (21.06), ela conseguiu regularizar a situação e quitar as multas eleitorais no mutirão realizado em frente à Câmara Municipal, em Cuiabá. A ausência aos pleitos ocorreu pela dificuldade de deslocamento, já que antes morava em uma fazenda distante.
Agora morando em Cuiabá, ela transferiu o título para a capital e já fez o cadastro biométrico. “Ficou muito mais fácil com esse atendimento, principalmente para a gente que vem de fora e não conhece a cidade, porque está numa região central e conhecida. Quando eu vi a notícia no jornal de que teria o mutirão, eu não pensei duas vezes. O atendimento foi muito bom, maravilhoso”, avaliou a eleitora de 59 anos de idade, que trabalha como empregada doméstica.
O ônibus da Justiça Eleitoral estará disponível neste local até a sexta-feira (23.06), das 9h às 14h. A Câmara Municipal está localizada na Praça Pascoal Moreira Cabral, no Centro de Cuiabá. Também são oferecidos serviços de outros órgãos, como Defensoria Pública, órgãos de proteção ao crédito, vagas de emprego, entre outros.
A iniciativa é promovida pela 1ª Zona Eleitoral, em parceria com a Câmara. O objetivo é ampliar o acesso aos serviços eleitorais, como ressaltou o juiz da 1º ZE, Jamilson Haddad Campos. “Esta é uma oportunidade muito boa para jovens fazerem o primeiro título, para regularização de título, cadastro da biometria, quitação de multas eleitorais, enfim, todos(as) que precisem de algum serviço da Justiça Eleitoral, de maneira mais tranquila, sem filas e sem deixar para a última hora. Participar da vida em sociedade, da democracia, dos destinos da população e do município, é um exercício de cidadania por meio do voto, então, aproveitem este momento”, convocou.
Serviços
No mutirão são realizadas operações de alistamento eleitoral (emissão da primeira via do título), atualização de dados cadastrais, transferência de domicílio eleitoral, emissão de segunda via, além de obter certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, emissão de guias de multas, entre outras. É importante que os(as) eleitores(as) estejam munidos de: documento oficial de identidade válido, como RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, entre outros definidos em lei; comprovante de residência em nome do(a) requerente, cônjuge ou companheiro(a), ou de parente em linha reta consanguínea até o 2º grau (pais, filhos(as), avós, netos(as), ou por afinidade, limitando-se aos(às) ascendentes do cônjuge ou companheiro(a); e, para os homens a partir dos 19 anos e que irão requerer a primeira via do título, é necessário apresentar comprovante de quitação com o serviço militar.
Vale ressaltar que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte não são aceitos como documentos de identificação para o alistamento eleitoral, ou seja, para emissão do primeiro título de eleitor.
Títulos cancelados
Em Cuiabá, 54.897 eleitores(as) estão com o título cancelado. Já em Mato Grosso, 169 mil pessoas precisam regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Um dos motivos de cancelamento é não votar e não justificar por três turnos consecutivos. Com isso, além de não conseguir votar, a pessoa fica impedida de tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.