DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A 55ª edição da Expoagro começou sábado (08) com a meta de integrar campo e cidade. Para isso, um dos pontos altos é a gastronomia, que pretende atrair crianças, jovens e adultos pelo estômago!
Dentro do setor de gastronomia, são 25 opções de alimentação, desde os tradicionais lanches, pastéis e espetos, até à barca inédita de acarajé. A exposição reúne também dois restaurantes, sendo uma churrascaria e um self-service, e diversas bancas de bebidas.
O baiano Jakson Santos está em Cuiabá há cinco anos e tem um ponto de vendas no bairro Pedra 90, o ‘Acarajé da Eli’. Há dois meses, ele começou a participar de feiras. Agora, na Expoagro, quer expandir sua marca para se tornar mais conhecido. O baiano prepara o acarajé tradicional, mas, também, a ‘barca’, uma espécie de porção de acarajés.
Com todos os ingredientes vindos da Bahia, Jakson e sua família prepararam 90 quilos de massa para atender os visitantes. “Quero apresentar meu acarajé para os cuiabanos e sei que vamos ficar conhecidos pelo tamanho desse evento”, frisou.
Entre as opções de alimentação doce há sorvetes, chocolates e churros. Mas, nesta edição, a novidade são os doces marroquinos. É isso mesmo, diretamente de Santa Catarina, a “Caravana de Marrocos” chegou à Expoagro.
Marroquino, Aladine Amaani, sobrinho do dono da fábrica que foi instalada no sul do país, explicou que trouxe uma tonelada de doces para a feira. São 16 diferentes sabores, como o mix de grãos com tâmara e o coco queimado com damasco.
A produção no Brasil já completou 25 anos, com doces tradicionais e outros “brasileiros”, adaptados com o uso de técnicas marroquinas que geram doces com zero açúcar, alguns sem lactose e todos sem glúten.
“Pelo uso de nossas técnicas, parte de nossos clientes é do grupo ‘fitness’ ou diabético, pois nossa produção acaba sendo muito mais saudável do que as convencionais. Temos produtos que após cozimento, ficam de dois a três dias descansando”, detalhou Aladine.
Como vieram para uma grande feira, os doces estão sendo comercializados em fatias, com preços que variam de R$ 15,00 a R$ 20,00 (100gr). “Nossa expectativa é vender tudo que trouxemos para Mato Grosso, não queremos voltar com nada”, brinca o marroquino.
Expoagro 2023. Em sua 55ª edição, a Expoagro segue até 16 de julho no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. A programação inclui palestras técnicas, rodeio, provas hípicas, exposição de produtos e serviços, vitrine de animais e shows regionais e nacionais. Neste ano, sete dos nove dias do evento têm entrada gratuita. Confira a programação: https://bit.ly/expoagro-programa.