DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
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O sistema de cibersegurança implementado nas plataformas web do Sebrae/MT tornou-se destaque internacional em 2023. Isso porque a gestão das aplicações voltadas para a segurança de dados da entidade virou caso de sucesso na F5 Networks, empresa mundialmente conhecida por criar soluções de Tecnologia da Informação (TI).
A pandemia trouxe um desafio para a equipe de TI do Sebrae/MT: migrar todas as aplicações e sistemas para o ambiente web, ou seja, acessíveis de qualquer lugar com internet.
“Quando nós fomos para lockdown, todo mundo teve que sair do Sebrae e por isso o sistema precisou ser readequado. Como o nosso cliente teria acesso às informações que o Sebrae dispõe? Hoje a pessoa pode ser atendida normalmente na recepção, conversar com alguém, e até mesmo receber algum documento na hora, mas durante a pandemia, não tinha esta possibilidade. Por isso, precisamos colocar tudo em sistema, digitalizar processos”, recorda Edvando Silva, gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Sebrae/MT.
Por ser um espaço de livre acesso, a segurança de dados passou a ser o foco de trabalho da equipe de TI. A solução veio com a implementação de cinco módulos de seguranças da empresa F5. Porém, Edivando ressalta que somente a instalação desses softwares não era suficiente para a proteção dos dados.
“Não é se trata apenas de tecnologia, é preciso ter pessoas capacitadas para operar a tecnologia. É preciso ter um entendimento do negócio, porque a pessoa pode ser muito boa em tecnologia, pode ter à disposição uma ótima ferramenta, mas o uso dela pode não estar alinhado aos objetivos do negócio”, explica o gestor, ao ressaltar a importância da qualificação das equipes.
A capacitação da equipe criou um ambiente de previsibilidade, ou seja, passou a permitir que os profissionais trabalhassem em soluções antes mesmo do registro de um problema.
“É preciso ter um aperfeiçoamento das equipes para prestar um serviço com resultados positivos e, também, ampliar o número de pessoas atendidas. Foi com essas atitudes que conseguimos aumentar o número de integrações em nossos portais”, destacou Edvando.
Com a automatização dos sistemas, houve aumento da disponibilidade e o Sebrae/MT registrou um aumento de 85% no número de acessos. “O nosso objetivo foi alcançado, que foi realizar essa entrega de serviço de forma segura e ainda nos tornamos um case de sucesso”, finalizou.