DA REDAÇÃO/MAK LUCIA
[email protected]
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000 (PL) disse em entrevistas para jornalistas na manhã desta terça-feira, 1º de agosto que o Projeto de Lei que visa aumentar de 25 para 27 parlamentares na Casa Leis, tem o apoio de 15 dos 25 vereadores.
Segundo o parlamentar, a proposta deve estar pronta em 30 dias e levada para votação em plenário. Chico garante, ainda, que não pedirá aumento da verba para Câmara, e que tudo está sendo trabalhado para utilizar o orçamento que a casa já tem e se for preciso fará os cortes necessários.
“A câmara estará se readaptando, estaremos encaixando, dentro deste duodécimo, mais dois vereadores. Terá que reduzir salário? Será reduzido. Terá que reduzir verba indenizatória? Será reduzido. Terá que reduzir o número de servidores? Será reduzido. Enfim, aprovado o projeto de lei, a partir daí nós vamos para etapa seguinte que é as adequações que precisam ser feitas internamente”, disse.
Chico comenta ainda que o aumento para 27 parlamentares, não impactará no orçamento das despesas do município com a Casa de Leis. Atualmente o duodécimo da Câmara é de 4,5% da receita líquida de Cuiabá. Em valores, anualmente chega a superar R$ 80 milhões.
“O duodécimo da Câmara será o mesmo, porque o duodécimo da Câmara é um percentual sobre a receita corrente líquida do município. Então, seja com 25 ou com 27, para o município a despesa será a mesma […] nós teremos que reorganizar mais dois gabinetes, no mínimo e isso será feito, teremos até 31 de dezembro de 2024 para deixar pronto”, completou.
O aumento dos vereadores em Cuiabá só é possível devido ao aumento populacional na capital, apresentados no censo do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) de 2022.