FONTE DA ASSESSORIA
[email protected]
O deputado Max Russi (PSB) está atuando na implementação de um projeto de incentivo ao empreendedorismo de agricultoras, que terá como piloto o município de Chapadas dos Guimarães. Conforme a comissão organizadora, que se reuniu com o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa (ALMT) nesta semana, o objetivo é incentivar e levar a renda sustentável para 120 mulheres de baixa renda que atuam no campo, através da extração de aromas para óleos essenciais e seus derivados. A ideia é expandir o projeto nos 141 municípios do estado.
No encontro, que reuniu o presidente da Câmara Setorial Temática (CST) de Apoio ao Empreendedorismo e Micro e Pequenas Empresas, Cléber Ávila, o doutorando pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e especialista em Cosmetologia e Cosmecêutica Aplicada à Estética, Romulo Mello, explicou que para essa primeira etapa as mulheres estão sendo selecionadas através de uma parceria entre a prefeitura municipal e o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), junto ao Ministério da Agricultura.
“O Instituto Federal contratou uma empresa para ir a campo, para selecionar cadastro. Para fazer parte, elas têm que ser oriundas da agricultura familiar e tem que estar vinculadas a algum programa de assistência social do governo federal”, esclareceu Romulo.
Ele explica ainda que a partir do projeto já aplicado no Rio Grande do Sul, o mesmo método será utilizado nos trabalhos que serão desenvolvidos. “Agora vamos replicar o que foi feito lá e trazer aqui para o estado”, completou.
Segundo o coordenador do projeto, o professor do IFMT Dorival Borges, o instituto fará as análises laboratoriais para criar um selo de qualidade para qualificar os produtos. “Não existe uma entidade regulamentadora, mas sim parâmetros que tem de ser seguidos. A partir dessas prerrogativas é que faremos uma ficha técnica. Já temos uma preconização da ISO, que poderá ser utilizada”, explicou.
Projeto Inovador
A primeira atuação do primeiro-secretário para a realização do projeto denominado “Desenvolvimento da cadeia produtiva de plantas medicinais aromáticas e condimentares de Chapada dos Guimarães”, foi a disponibilização do especialista Romulo, além da participação da CST de Apoio ao Empreendedorismo e Micro e Pequenas Empresas, que foi proposta pelo parlamentar.
“O deputado Max resolveu um problema muito sério que a gente tinha no projeto que era a falta dessa assistência técnica, que vai ser fundamental no desenvolvimento da cadeia produtiva, principalmente na manufatura dos óleos que serão produzidos por essas mulheres aqui de Chapada”, ressaltou.
“Esse é um mercado novo e promissor, que precisamos incentivar aqui em nosso estado. Além disso, tem seu papel social no incentivo a agroindústria sustentável que tenha mulheres a frente sendo protagonistas de suas histórias”, avaliou Max Russi.
Óleos essenciais – Uma espécie de hype do momento, os óleos essenciais são compostos voláteis, naturais, líquidos, 100% puros encontrados nas plantas, bem como nas raízes, tronco, casca, folhas, flores, frutas e resinas. Esses produtos são muito utilizados em massagens corporais, compressas, banhos, inalação ou vaporização. Têm ação terapêutica pelas propriedades medicinais em si e também pelo aroma. São considerados parte importante da medicina natural e homeopática, tendo conquistado adeptos em todo o mundo.