DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Os municípios de Mato Grosso contam com uma nova ferramenta para dimensionar a qualidade de vida da população e planejar novas políticas públicas para fortalecer indicadores socioeconômicos locais. O Índice de Condição e Qualidade de Vida de Mato Grosso (ICQV), elaborado pelo governo de Mato Grosso, foi apresentado nesta terça-feira (4) ao presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, pelo secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, e equipe técnica.
O ICQV busca mensurar o desempenho dos municípios com base em indicadores locais relacionados à economia, educação, saúde e segurança. A partir das quatro dimensões os municípios são classificados em seis categorias: dinâmico, em ascensão e desigual que se enquadram como localidades com alto desempenho econômico. As demais classificações são: equitativo, em transição e vulnerável que correspondem a municípios com baixo desempenho econômico.
Os dados utilizados para a composição do índice são baseados em fontes oficiais, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Energisa, secretarias estaduais, entre outros órgãos e instituições.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou a importância dos dados para nortear o planejamento e auxiliar na definição de prioridades e investimentos das gestões municipais. “As informações possibilitam uma ampla avaliação dos serviços prestados à população, além de apontar áreas que, eventualmente, necessitam de maior atenção. É importante que os prefeitos tenham acesso a esses dados para que possam identificar deficiências e melhorar indicadores em áreas essenciais, como saúde e educação”.
O secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, ressaltou que o novo índice viabiliza a análise do alcance das políticas públicas em cada município. “O prefeito terá a oportunidade de avaliar como está o desempenho em setores estratégicos, como saúde, segurança e economia. Viemos apresentar o trabalho para a AMM repassar aos municípios que terão um instrumento importante para direcionar investimentos”.
A convite da AMM, a equipe técnica da Seplag vai participar de lives com gestores e servidores das prefeituras nas próximas semanas para orientar sobre a nova ferramenta e apontar como as informações podem ser utilizadas para melhorar a eficiência da gestão e garantir melhor atendimento à população. O assunto também deve integrar a programação de encontro de prefeitos previsto para o início do próximo ano, com a participação dos gestores que vão administrar os municípios no novo mandato.
O ICQV está sendo atualizado pela equipe técnica da Seplag e até o final de junho também poderá ser acessado por meio do site https://dados.seplag.mt.gov.br/