DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Com uma estimativa de público de 20 mil pessoas, integrantes da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso realizou uma coletiva, na manhã desta terça-feira (25), no auditório da Casa dos Conselhos de Cuiabá, onde foram esmiuçados os preparativos para a 21ª Edição da Parada, que acontecerá neste sábado (29), com concentração a partir das 15h, na Praça Ipiranga.
A Prefeitura de Cuiabá, por meio do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, é mais uma vez parceira desse grande evento de mobilização popular, que neste ano tem como tema escolhido ‘Nada Sobre Nós, Sem Nós – Vote com Orgulho’.
O evento é organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso (LGBTQIA+MT), que está empenhada em garantir que todos os aspectos da caminhada sejam pautados pelos princípios de inclusão e respeito.
Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
“A Associação da Parada tem uma preocupação constante de entregar um evento de excelência e com total segurança, um evento que possa realmente falar também das nossas políticas públicas, colocando toda essa população na rua. Estamos prontos para atrair o maior número de pessoas e apresentar todas as pautas discutidas ao longo de meses e decisões coletivas”, disse Menotti Griggi, um dos organizadores do evento.
Para o presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, Valdomiro Arruda, a parada é uma maneira de ampliar o espaço de luta, dando visibilidade à causa e levando informação à sociedade. “Continuamos ainda tendo que chamar atenção para o fato de que não buscamos privilégios, apenas estamos exigindo igualdade de direitos e respeito às diferenças de cada um. Como estamos nos aproximando do período eleitoral, temos que lembrar em eleger representantes para que as nossas lutas e propostas sejam realmente efetivadas”, diz.
Após a concentração na praça, o público seguirá para a Orla do Porto 2, com a novidade de que o encerramento será na parte esquerda da Orla, revitalizada pela Prefeitura de Cuiabá, que oferece maior conforto e segurança ao público presente. “Após a Parada de São Paulo, que é a maior parada, a edição em Cuiabá será a primeira. A intenção é realmente focar em Cuiabá. Teremos várias pessoas de fora do estado e parlamentares de outros estados para prestigiar nossa parada. Pessoas e movimentos sociais virão prestigiar a parada porque queremos que a parada se expanda para além da nossa cidade”, destacou.
Lucilene Neves, ativista e professora no município de Cáceres, foi eleita a Rainha da Parada 2024. “Tenho acompanhado durante todos esses anos e é sempre uma experiência muito gratificante ver a alegria que as pessoas demonstram. Estar aqui na capital tomando as ruas, com nosso colorido, com toda a nossa alegria, e literalmente as pessoas vêm, festejam, beijam, vivem a sua vida nesse dia da parada e renovam as energias para continuar a luta pela igualdade de direitos”, declarou Lucilene.
Na programação, os organizadores confirmaram a atração nacional com a cantora Lexa, que promete arrastar uma multidão para o evento. Também estão programados diversos shows com artistas locais, como as Drags Sarah Mitch, Lorena Kempfer e a recém-eleita Drag da Parada, Kiarah Granada. Haverá ainda shows de Ballroom, Hip Hop e inúmeros outros artistas convidados, que serão recepcionados pela Rainha da Parada, Lucilene Neves, pelo Padrinho Jan Moura e pela madrinha do evento, Profª Rosa Neide.
“A Parada do Orgulho LGBTQIA+ está toda organizada para receber as pessoas, incluindo aquelas que vêm em caravanas do interior do estado, para esta festa do orgulho. Estamos completando vinte e um anos e precisamos dizer que nos orgulhamos dessa trajetória. Além disso, a Parada é um espaço para afirmarmos que existimos, que estamos aqui, que exigimos respeito e temos os mesmos direitos. Então, esses vinte e um anos de orgulho dessa Parada são também um motivo para comemorarmos, porque, se nos focarmos apenas nas estatísticas negativas, não avançamos. Queremos dizer que temos orgulho da nossa existência”, afirmou Clovis Arantes, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ e fundador do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual.