DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu a visita do ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinicius Mendes de Carvalho, para discutir o fortalecimento interno do município junto ao Governo Federal. O encontro, ocorrido na tarde desta quinta-feira (4), contou com a presença do controlador-geral do município, Hélio Santos Souza.
“Tivemos a honra de receber a visita do ministro da Controladoria Geral da União para falarmos sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido na CGU, especialmente no que diz respeito à integridade, transparência, compliance, e uma forma de contribuir e de estimular um fortalecimento efetivo do controle interno dentro dos entes federativos”, explicou o prefeito.
Conforme o gestor, além da troca de ideias e experiências, o encontro serviu para ouvir do controlador-geral da União sobre as principais metas do trabalho realizado no governo federal.
“Estamos avançando bastante nos quesitos da transparência, da integridade e do compliance, isso porque há um grande fortalecimento do controle interno. Com isso, nós conseguimos administrar cada vez mais com segurança e com uma blindagem política e administrativa muito maior. Então, fico muito feliz e honrado em receber essa visita do ministro e toda a sua equipe”, reiterou Emanuel.
Segundo o controlador-geral do município, Hélio Santos, a parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a CGU diante do programa ‘Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania (UPT)’ foi um dos assuntos discutidos entre o grupo.
“Essa visita do ministro ao município foi muito boa para destacar e falar sobre essa parceria, que tem sido bastante duradoura e muito proveitosa aqui para Cuiabá”, avaliou.
O projeto
O programa ‘Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania (UPT)’ é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, cujo objetivo é despertar em estudantes o senso de cidadania, ética, participação e responsabilidade, tendo a escola como núcleo principal de desenvolvimento das ações.
As experiências proporcionadas pelo processo de ensino-aprendizagem colaborativo são desenvolvidas em sala de aula ou ambiente virtual de aprendizagem com a participação de um educador, que pode contar com uma capacitação no Programa, em formato EAD (plataforma AVAMEC).
O UPT é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e dispõe de materiais indicados para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º). Além disso, há materiais complementares como vídeos, tirinhas e histórias que podem ser usados livremente pelo educador em qualquer fase escolar.