DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O Caravana da Rua para Rua chega ao Bosque da Rodoviária neste sábado (06.07): conhecido por ser “abrigo” de usuários de drogas e pessoas em situação de rua, localizado na avenida República do Líbano, em Cuiabá, o projeto levará assistência psicossocial, conscientização, resgate social e emocional e arte do Hip Hop, a partir das 14h30.
Esta é a quarta ação que pretende acessar os pontos conhecidos como “Cracolândia” na capital, durante oito meses, levando acolhimento e ajuda com serviços que direcionem a uma nova maneira de viver.
O Caravana da Rua Para Rua é um projeto Conveniado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal, Dr. Leonardo, atual Secretário do Escritório de Representação do Estado de Mato Grosso (Ermat), e tem o objetivo de despertar a esperança e levar uma melhor saída para a circunstância em que vivem as pessoas em situação de rua.
Na programação, a equipe psicossocial, que envolve psicólogos e terapeutas, tem o papel fundamental de fazer a abordagem, na possibilidade, em meio a situação de uso de drogas, de saber os reais motivos dessas pessoas estarem nesta condição, e buscar ajudá-los apresentando serviços e locais para tratamento, mostrando saídas e explicando sobre a doença da adicção.
Adicção é, normalmente, associado ao vício do consumo abusivo de álcool e outras drogas. É incurável e fatal, mas tem tratamento, segundo os terapeutas de dependência química.
Considerado um problema sério, que não deve ser minimizado, ignorado ou disfarçado, o projeto chega para aproximar dessas pessoas e dizer que há esperança, por meio de tratamento, para a retomada da própria vida, que é justamente do que precisam.
Dentre as barreiras estão preconceitos, tanto para o adicto quanto para os seus familiares, além da sociedade como um todo.
PROGRAMAÇÃO
A ação deve realizar uma roda de conversa, doar kits de higiene pessoal, alimentação, com uma abordagem por meio da arte: com intervenções artísticas do Dj Drow e do Happer e Break- Guil; o grafite pelo artista plástico Regis Gomes, poesia e slam de Luciene Carvalho, imortal da Academia Mato-grossense de Letras, e depoimento do Mano Raul, um dos idealizadores do projeto.
Depois deve seguir para perto Base Militar (03.08); Praça do Porto (17.08); Praça Alencastro (14.09); Pé da Escadaria do Centro Histórico (05.10); retorna para a Praça do Beco do Candeeiro (19.10) e para a Praça do Porto (09.11), sempre aos sábados.
O Caravana da Rua Para Rua conta com o apoio das Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), de Segurança Pública (Sesp), de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), Municipal de Cultura, Polícia Militar, Ong Solares e o Podcast Mk.