DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, acompanhou o início dos trabalhos de viabilização de um acesso para as equipes do Corpo de Bombeiros que irão atuar no rescaldo dos focos de incêndio nas ruínas do Shopping Popular, devastado pelas chamas na madrugada de segunda-feira (15).
Uma escavadeira da Secretaria Municipal de Obras atua no local, e todo o trabalho é acompanhado pela Defesa Civil de Cuiabá e coordenado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.
A próxima etapa será a remoção do que sobrou após as chamas, mas o processo ocorrerá somente após a solicitação do Corpo de Bombeiros e liberação da Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso (Politec).
Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
“A Defesa Civil de Cuiabá está ativa desde segunda-feira, às 3 horas da manhã, quando fomos acionados. Desde então, estamos atuando na intermediação dos caminhões-pipa, máquinas e fornecendo suporte em diversos setores para o Corpo de Bombeiros e lojistas locais. A Defesa Civil está monitorando o rescaldo, facilitando a entrada dos bombeiros para que possam realizar seu trabalho”, explicou o diretor da Defesa Civil do Município, Ozeias Souza.
Atento à tragédia que prejudicou 600 comerciantes e cerca de três mil pessoas que atuavam direta e indiretamente no maior centro popular de compras do Centro-Oeste, o prefeito de Cuiabá mantém o diálogo com a Associação do Shopping Popular e adotou medidas emergenciais.
“A situação é crítica: estamos lidando com 600 famílias, três mil pessoas afetadas e angustiadas, desesperadas, sem perspectiva e traumatizadas. É crucial que sejamos sensíveis a essa realidade e ajamos rapidamente. Essa ajuda inicial será temporária. Após acolher nossos camelôs e seus associados, nossa prioridade será unir esforços para reconstruir o espaço público”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, pontuando que temporariamente os comerciantes irão utilizar o campo de futebol do Complexo Dom Aquino como ponto comercial. A Secretaria de Ordem Pública já iniciou o cadastro dos vendedores e empresários. Cada secretaria terá suas responsabilidades definidas, com destaque para a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, cujo secretário Francisco Vuolo, em conjunto com o Presidente do Desenvolve MT, já está trabalhando no levantamento necessário para viabilizar linhas de crédito para esses comerciantes”.
Desde a tarde de segunda-feira (15), as secretarias municipais já possuem determinações específicas:
- Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico: Acompanhamento dos cadastros juntamente com o governo do estado e o secretário Cézar Miranda para possíveis financiamentos ou capital de giro aos associados do Shopping Popular, junto ao Cuiabanco. Os secretários já estão com agendas marcadas e farão a identificação dos associados que têm interesse na captação de recursos e estudarão caso a caso.
- Secretaria de Assistência Social: Equipe de profissionais para acompanhamento emocional e acolhimento aos associados, familiares e trabalhadores. Caso necessário, acionará a Secretaria de Saúde para acompanhamento psicológico por profissionais da área. Todo trabalho será feito em conjunto com a Associação do Shopping Popular.
- Secretaria de Meio Ambiente: Atendimento dos associados que necessitam de atualização de cadastros e documentos do município das empresas interessadas na linha de crédito ou para outras finalidades. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável identificará, juntamente com a Associação do Shopping Popular, as necessidades e montará uma força-tarefa para resolver o mais rápido possível.
- Secretaria de Ordem Pública: Acompanhamento das operações e intensificação da segurança da área do Shopping Popular.
- Secretaria de Obras e Limpurb: Limpeza da área afetada pelo incêndio com a utilização de máquinas, caminhões, homens e toda a estrutura municipal necessária para essa operação.
- Secretaria de Mobilidade Urbana: Organização e possíveis mudanças no trânsito da região, apoio no que for necessário para diminuir o impacto no entorno do Shopping Popular.
- Secretaria de Governo: Coordenação dos trabalhos e propostas definidas pelo prefeito, incluindo as partes burocráticas das ações de mudança e auxílio aos associados, juntamente com a Associação do Shopping Popular.
-
Procuradoria do Município: Acompanhamento jurídico de todas as ações envolvidas e definidas.