DA ASSESSORIA
[email protected]
No segundo semestre de 2024 foi realizado o 1° Boletim Informativo Estudantil pela turma do 5° ano D da Escola Municipal Frei Milton Marques da Silva no bairro Vila Rica em Rondonópolis MT.
Este projeto foi realizado por Benedito Costa, professor da turma com aval do Professor Marcos Mesquita, Diretor da Escola.
O trabalho Jornalistico desenvolvido com os alunos do 5° D foi sobre Gênero textuais expositivos, ex: jornais, entrevistas e reportagens. O objetivo central deste projeto é levar os alunos a praticarem o exercício da escrita e apresentar o universo profissional para entenderem e aprenderam um pouco sobre como é ser jornalista “Além da Sala de Aula”, completa o professor Benedito.
A escola Frei Milton foi fundada em março de 1996 sua primeira diretora foi a professora Generci que coordenava e atuava como professora segundo informações.
A Escola chamava Escola Vila Rica e mudou para Frei Milton em homenagem ao Padre que trabalhou com o prefeito José Carlos Junqueira de Araújo conhecido Popularmente como Zè do Pátio que na época atuava como deputado propôs a mudança.
A Escola possui 645 alunos, 63 funcionários entre professores, técnicos entre outros.
Possui 08 salas de aulas, sala de professores, cozinha, almoxarifado, quadra coberta quadra de areia, local para brincadeira das crianças, playground infantil e possui 6 turmas em salas anexas na igreja católica próxima a Unidade.
A Escola tem um bom relacionamento com os pais dos alunos e a Comunidade em geral. Afirma o Diretor Marcos Mesquita
1° Entrevistada- Professora aposentada Rozeni Silva Oliveira
A professora trabalhou no ano de 2005 quando a Escola ainda era dirigida pela SEMED, nessa época trabalhava na Secretária de Educação e foi enviada para Escola Frei Milton como coordenadora porém atuava como diretora e secretária. A professora relatou que a Escola teve um grande avanço, pois quando chegou a mesma só possuía 04 salas.
A professora Roseni informou que a Escola sempre trabalhou junto com os moradores da Região, motivo pela qual a Escola é referência para os moradores dos bairros circunvizinhos. Ao responder sobre a sua aposentadoria na Escola, disse que sente muita saudade dos colegas, alunos e da rotina escolar em geral, vindo até a sonhar com a Unidade Escolar, porém, muito grata por fazer parte da mesma e aposentar no solo da referida Unidade de Ensino.
2° Entrevistado E Aluno Decracir da Silva Pereira
Em entrevista aos alunos o mesmo começou falando de sua trajetória na Escola Frei Milton, relatou que sua família foram os primeiros moradores do bairro quando só havia barracos e não havia asfalto e infraestrutura como é hoje.
O aluno expressou sua satisfação em fazer parte como estudante da instituição de Ensino, o mesmo sente grato pelo aprendizado recebido por parte da entidade e ressaltou o comprometimento dos professores, que eram muito dedicados e exigiam bastante dos alunos, tanto o ensino como a disciplina moral, e o respeito para com os colegas.
Ressaltou a importância da Escola em sua vida na qual agregou conhecimento e crescimento intelectual, hoje ele tem formação em Logística e Gestão Pública e outros cursos profissionais em várias áreas de conhecimento, tem sua própria Empresa, e ressaltou que tudo isso, graças aos primeiros ensinamentos recebido pela Escola Frei Milton. A prova maior que hoje o seu filho faz parte da mesma.
3° Entrevistada- Enfermeira chefe do PSF Vila Rica, Érica Menezes de Pluens.
Relato sobre a dengue
Segundo a Enfermeira Érica, a dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito infectado Aedes aegypti, que atinge a faixa- etárias. Os sintomas são febre, dores de cabeça, mancha no corpo, olhos avermelhados. Evolui de forma positiva apenas 5% evolui de forma grave podendo vir a óbito.
O grau de contaminação na Região é muito grande, principalmente em período chuvoso, segundo as observações realizados na unidade por meio de exames que detecta o grau de contaminação e bem como os sintomas apresentado pelo paciente. Uma vez diagnosticado pelo médico logo já entra com a medicação apesar de não haver um medicamento especifico, a medicação é feita com analgésico, antitérmica hidratação, jamais uso de antiflamatório, pois isso pode agravar ao quadro mais grave a hemorrágica que pode levar o paciente á óbito.
O que está sendo feito para diminuir proliferação é a conscientização por parte do poder público com campanhas educativas palestras e a conscientização dos moradores que precisam evitar a proliferação do mosquito, pois o mesmo reproduz em tampinhas de garrafas, vasos de planta e aguas paradas.
O PSF é a porta de entrada para a comunidade, pois é através dele que os moradores recorrem para fazer as consultas, exames e recebe o diagnóstico médico para tratar das doenças causadas pelos mosquitos infectados. Uma vez o paciente já sendo tratado é feito uma Notificação Compulsória e repassado ao Ministério da Saúde dos casos de dengue na região, que toma as devidas providencias através dos agentes de Endemias para amenizar os casos da Dengue.
4° entrevistada- Nara Núbia de Lara moradora da região
A moradora mora a 9 anos na região, e fez um relato da importância da Escola Frei Milton na vida dela e demais moradores, disse que é muito boa, ela informou que o seu filho é diagnosticado com Aspeto Autista estuda na referida Escola, no terceiro ano do Ensino Fundamental e recebe todo apoio por parte dos professores e funcionário da Escola.
Segundo a mesma a relação da Escola com a comunidade é uma parceria muito boa por conta da parceria com os pais, e demais moradores. A mesma sempre promove programação com a participação de todos os moradores que tem seus filhos estudando na Unidade Escolar.
Relatou também a respeito da alimentação e ensino desenvolvido pelos professores e gestores da escola.