Mais dois cachorros foram encontrados mortos em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, entre esse sábado (19) e domingo (20). Com as novas mortes, sobe para 25 o número de animais supostamente envenenados no município. Nenhum suspeito de cometer os crimes foi identificado.
No sábado, um cão foi encontrado morto no Bairro Jardim Imperial, e no domingo, outro cão foi encontrado no Bairro Cidade Alta. Até a última sexta-feira (18), os grupos de proteção animal haviam registrado a morte de 22 cães e um gato.
Uma sacola com carne que foi jogada em um quintal onde viviam três cães foi encontrada. No entanto, nenhum animal comeu o alimento. O material foi coletado e enviado para a Polícia Civil.
Entre os dias 16 e 17 deste mês, a Polícia Civil encaminhou uma sacola com amostras de carne encontrados próximo ao corpo dos animais que foram encontrados mortos. O resultado da análise deve ser divulgado em até 30 dias.
Na última semana, quatro boletins de ocorrência foram registrados. Os moradores têm procurado o grupo de defesa dos animais ‘Amamos os animais’, para informar sobre os cães que são encontrados mortos. Nenhum suspeito de ter cometido o crime foi identificado até o momento.
A pena para maus-tratos a animais é de três meses a um ano de prisão e multa. Em caso de morte do animal, a punição pode ser aumentada de um sexto a um terço.
Entretanto, segundo o Ministério Público, por ter pena baixa, o crime não recebe como regra a privação de liberdade. São impostas penas alternativas, como por exemplo: multa, prestação de serviços à comunidade, dentre outras.