ALMT - Posto TRE - Abril

Indicação de novo conselheiro deve ser feita em 24h, afirma Botelho

O novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, que ocupará a vaga aberta com a aposentadoria de Humberto Bosaipo, deve ser conhecido dentro de 24h. Em entrevista concedida ao Olhar Direto por telefone, o presidente Eduardo Botelho (DEM) afirmou que os candidatos devem ir à votação no Colégio de Líderes ainda na tarde desta quarta-feira (20). O mais votado deve ir para Plenário amanhã, oportunidade em que precisa ganhar o aval da maioria dos parlamentares.

Botelho afirmou que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve entregar o resultado dos trabalhos até às 12h. Desde o encerramento do prazo para as inscrições, às 19h30 de ontem, a CCJ avalia os documentos apresentados pelo candidatos. Quando os trabalhos da comissão se encerrarem, a AL irá fazer publicação extraordinária do Diário Oficial com os nomes aptos para a disputa. Ato contínuo, Botelho convoca o Colégio de Líderes para votar nos nomes.
 
A reunião do Colégio de Líderes deve ser realizada ainda na tarde desta quarta-feira. O nome mais votado será submetido a votação secreta em plenário. Nesta nova etapa, os deputados só poderão votar se aprovam ou não o nome escolhido pelo Colégio de Líderes. Para ser indicado pela AL, o candidato precisa ter mais da metade dos votos de aprovação. Esta votação em plenário, de acordo com Botelho, deve ser realizada em sessão matutina na quinta-feira (21).

Após a escolha finalizada, abre-se o prazo de 30 dias para o governador Mauro Mendes (DEM) nomear o indicado. Depois disso, fica a cargo do TCE dar posse ao novo conselheiro.
 
Concorrem ao cargo de conselheiro do TCE os deputados estaduais Max Russi (PSB), Guilherme Maluf (PSDB), Dilmar Dal’Bosco (DEM) e Sebastião Rezende (PSC). De fora da AL concorrem o contador Luiz Mário Barros e o juiz Eduardo Calmon.
 
De acordo com Botelho, a disputa está polarizada entre Russi e Maluf, mas sem um franco favorito.  “Está tudo muito equilibrado”, avalia. Como está na condição de presidente da Assembleia, Botelho prefere não manifestar seu voto.
 
Max Russi entra na briga na condição de favorito, sob indicação de Janaína Riva (MDB) e mais 10 deputados. O grupo acredita que pode chegar ao número de 14 votos no Colégio de Líderes.
 
O promotor Mauro Zaques chegou a ter seu nome cogitado, mas desidratou nos últimos dias e não foi indicado por nenhum deputado. A indicação de Dilmar Dal’Bosco foi feita por Romoaldo Júnior (MDB). Maluf havia sido indicado por Nininho, Sebastião Rezende por Max Russi, e Luiz Mário por Wilson Santos.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *