ALMT - Posto TRE - Abril

A moda do Crossfit; atividade física, saúde e bem-estar emocional

O Crossfit é um tipo de treinamento e condicionamento físico, desenvolvido para melhorar as capacidades fisiológicas de qualquer tipo de pessoa, os exercícios são funcionais e aeróbicos. Praticar exercícios físicos com regularidade faz bem à saúde, auxilia na autoestima, à mente e movimenta o corpo que ajuda em tudo. As atividades físicas são um recurso importante para manter o equilíbrio emocional, alivia o estresse, melhora a memória, diminui a insegurança e a ansiedade.

Ao praticar exercícios físicos o fluxo de sangue no cérebro melhora, os níveis de substâncias que aumentam a sensação de bem-estar crescem, a capacidade de lidar com problemas, como insônia, por exemplo, fica maior.

Em entrevista ao , o administrador da Crossfit Pantanal Fábio Erotildes, nos fala do maior box de Mato Grosso, com 210 alunos, suas dificuldades e superações.

O CrossFit auxilia no combate de distúrbio emocional?

Com certeza! Primeiro, falando um pouco sobre o crossfit. Ele é um esporte que veio para revolucionar e mudar o conceito da vida das pessoas. É uma aula em grupo, que tem diversos tipos de pessoas, sendo homens, mulheres, jovens e senhorinhas, e todos buscando qualidade de vida.

E nessa busca, um incentiva o outro e se ajudam, e como consequência disso melhora a autoestima das pessoas, sentindo-se mais confiantes e dispostos para as atividades do dia a dia. Esse é um dos várias sinais que o Crossfit contribui tanto para o corpo como para a mente dos seus praticantes. Costumamos dizer que aqui é um hospital, pois tratamos muitas pessoas de diversas formas e prevenimos doenças

Já tiveram algum relato de aluno que superou alguma dificuldade emocional praticando o CrossFit?

Sim, e não foi somente um ou outro comentário. Costumamos dizer que aqui é um hospital, pois tratamos muitas pessoas de diversas formas e prevenimos doenças. E parafraseando o criador do Crossfit: “O Crossfit é um navio salva-vidas, em meio a um tsunami de doenças crônicas”.

Como os alunos se sentem quando começam a praticar o CrossFit?

No começo, como qualquer atividade, sentem um pouco de dificuldade, pois são movimentos que não estão habituados. Mas com o acompanhamento diário dos profissionais e a prática, facilmente são introduzidos nas aulas e visivelmente notam a evolução em curto espaço de tempo.

Quais os casos mais interessantes de alunos com algum tipo de dificuldade que já passou pela Crossfit Pantanal?

Já tivemos alunos que faziam tratamento antidepressivo e o uso de medicamento, e após o inicio das atividades do crossfit, os médicos viram que não era mais necessário. Outros que chegaram com sobrepeso e exames alterados, mas depois de um tempo, regularizaram e melhoraram a qualidade de vida e os resultados anteriores.

O box Pantanal tem o FitStop, como isso ajuda no desempenho dos atletas, qual o conceito do FitStop?

O FitStop é uma lanchonete fit, que criamos dentro do box para que os nossos alunos tenham uma opção saudável de alimentação. Os lanches auxiliam na nutrição e no desenvolvimento das atividades físicas do treino.

Nosso conceito é o mesmo aplicado dentro da atividade do Crossfit: levar qualidade de vida, melhorando os hábitos, e ajudando as pessoas, e fazendo isso tudo com um valor acessível.

O crossfit emagrece e auxilia na definição muscular, pois o treinamento trabalha funcionalidades do corpo inteiro, proporcionando mais flexibilidade, agilidade, maior resistência e coordenação motora. A prática consiste na realização de exercícios funcionais que combinam força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade.

 


    Benefícios do crossfit

Emagrece de forma eficiente

Melhora o condicionamento físico

Reduz o estresse.

Desvantagens

Exige muito nos treinos, a extrema fadiga e cansaço pode desmotivar o praticante

Devido a competitividade, alguns exageram nos exercícios, podendo ocorrer lesões pela intensidade exagerada

Iniciantes podem ter dificuldades para pegar o ritmo do treino


Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *