CIDADE LIMPA

Cinco candidatos entregam sobra de material de campanha no TRE/MT

Dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições Municipais 2016, apenas cinco compareceram até esta quarta-feira (05/10) no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para entregar as sobras dos materiais das campanhas eleitorais.

29420962954_377c379df4_h

Candidato a vereador Heitor Reyes entregou sobra de campanha ao TRE/MT. Foto: Alair Ribeiro

Essa atitude atende ao objetivo da campanha Cidade Limpa, lançada pelo TRE-MT este ano, com o slogan: “Candidato que joga santinho na rua não merece seu voto”.

A iniciativa foi da Escola Judiciária Eleitoral, sob a coordenação do juiz-membro do Pleno, Paulo Sodré.

Ela está disciplinada na Portaria nº 03/2014 que, dentre outras medidas, determina que candidatos, representantes das coligações e partidos políticos, após as eleições, entreguem na sede do TRE-MT, ou nos cartórios eleitorais do interior, todo o material que restou das campanhas.

Na Portaria está explícito que não seria tolerada propaganda que prejudique a higiene e a estética urbanas e dos locais de votação, bem como as que contrariem as posturas municipais. A Portaria também apontava que o candidato que viesse a desrespeitar o normativo responderá por crime eleitoral e ambiental.

O primeiro a entregar os santinhos na Justiça Eleitoral foi o candidato a vereador por Cuiabá, Renivaldo Nascimento. Mesmo podendo entregar a sobra do material depois da eleição, ele efetuou a entrega no sábado, véspera do pleito.

Nesta quarta-feira (05/10), os candidatos a vereador Arilson da Silva, Nil Nery e Zidiel Coutinho entregaram à Justiça Eleitoral milhares de santinhos, adesivos, cartazes, banners, faixas, entre outros materiais de campanha.

Juiz de Cotriguaçu determina que candidatos recolham lixo das ruas

Conforme relatos dos juízes eleitorais lotados no interior, a Campanha Cidade Limpa obteve grande sucesso em diversos municípios. As duas cidades com maior registro de sujeira nas imediações e entrada dos locais de votação foram Cuiabá e Várzea Grande.

Em Cotriguaçú, no domingo de eleição, o Juiz da 48ª Zona Eleitoral, Fernando Kendi Ishikawa, em visita aos locais de votação, se deparou com o derramamento de santinhos nas proximidades e registrou o fato com fotografias. Após registrar o fato, o magistrado fez contato com os representantes das coligações e determinou o recolhimento imediato do material, o que foi acatado.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *