Videomonitoramento auxilia no combate à criminalidade

Em pouco mais de 72 horas do compartilhamento de imagens entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Concessionária Rota do Oeste, quatro veículos com registros de furto foram localizados e quatro caminhões com carregamento sem nota fiscal foi apreendido. Ao todo, 95 câmeras de videomonitoramento estão instaladas ao longo de mais de 850 km de extensão na BR 163.

As ações repressivas aconteceram no fim de semana e só foi possível por causa da Parceria Público Privada entre o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e a Concessionária Rota do Oeste, que passaram a compartilhar, na quinta-feira (23.05), as imagens que são geradas pelas câmeras. Com o incremento, o Centro Integrado passará a contar com mais de 250 câmeras.

Um dos veículos de passeio estava com registro de furto há mais de dois anos e a checagem da placa foi feita durante parada a uma das noves praças de pedágio. Por meio da parceria, toda imagem captada chega imediatamente para os operadores de videomonitoramento da Sesp. Com isso, é possível acionar as forças policiais quando um veículo com registro de ocorrência passar por uma das vias monitoradas. Segundo dados da concessionária, por dia, em média, 65 mil veículos percorrem o trecho.

As câmeras monitoram a entrada e saída de veículos e as imagens servem para investigações de crimes, serviços de inteligência e a garantia da segurança pública. O sistema de videomonitoramento funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, enfatiza que o resultado em poucos dias do compartilhamento integrado demonstra a eficácia da ferramenta no combate à criminalidade no Estado.

“Esta parceria entre a Sesp e a Rota do Oeste é fundamental. Nosso objetivo é ampliar ainda mais o videomonitoramento no estado e fazer um cerco para o enfrentamento aos índices criminais. Em poucos dias já obtivemos bons resultados e isso é muito importante para a segurança pública e demonstra que o método é eficiente”, destaca.

Na tarde desta segunda-feira (27.05), o gestor da Sesp recebeu o diretor-presidente da Rota do Oeste, Diogo Santiago, o gerente de relações institucionais, Roberto Madureira e o gerente da tecnologia da informação, Noberto Prataviera.

“É muito satisfatório poder contribuir com a Sesp, que realiza um trabalho tão importante e com uma visão de desenvolvimento e investimento em tecnologia, sempre com foco em melhorar a vida do cidadão. A Rota do Oeste está em Mato Grosso para servir quem mora no estado ou está passando por aqui. Ter a possibilidade de auxiliar setores da Segurança Pública nos mostra que estamos no caminho certo”, destaca o diretor-presidente da Rota do Oeste.

Cuiabá e Várzea Grande

O videomonitoramento tem sido ampliado também em Cuiabá e Várzea Grande. Em abril deste ano, o Ciosp ampliou em 55% a vigilância eletrônica nos municípios. Ao todo foram inseridas 59 novas câmeras, totalizando 161 unidades. As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos da região central e nos bairros, a exemplo da região do Jardim Itália, Boa Esperança, Santa Marta, Carmindo de Campos, Distrito Industrial, Ribeirão do Lipa e São João Del Rey.

A parceria para realizar o vídeomonitoramento consiste em cidadão adquirir a câmera e fazer a instalação na frente do estabelecimento comercial. Todas as imagens captadas externamente chegam ao centro de controle do Ciosp e são monitoradas.

 

Hérica Teixeira | Sesp-MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *