ALMT - Posto TRE - Abril

Quem apoia Juan Guaidó é louco, diz Vladimir Putin

Quem apoia Juan Guaidó como presidente da Venezuela é louco, afirmou Vladimir Putin, da Rússia, nesta quinta (6). O líder russo também disse que é neutro em relação ao venezuelano, e que Guaidó é um homem legal.

Uma intervenção militar norte-americana na Venezuela seria um desastre, e até mesmo os aliados dos EUA não apoiariam tal conduta, segundo o presidente da Rússia.

Em um fórum econômico em São Petersburgo, Putin disse que especialistas técnicos russos permanecem na Venezuela para prestar serviços de manutenção a equipamentos militares russos, o que, segundo ele, são obrigados a fazer por contrato.

Moscou não está construindo qualquer base militar especial na Venezuela, afirmou.

Há dois dias, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em uma rede social que o governo russo informou que a Rússia havia retirado a maioria de seu efetivo presente na Venezuela.

Os russos reconhecem Nicolás Maduro como presidente venezuelano, e não Juan Guaidó, como os Estados Unidos, o Brasil e outras nações.

Putin enviou militares e ajuda humanitária recentemente para demonstrar apoio ao chavismo.

Nicolás Maduro e Vladimir Putin se cumprimentam em reunião em Moscou em 2018 — Foto: Maxim Shemetov/Reuters
Nicolás Maduro e Vladimir Putin se cumprimentam em reunião em Moscou em 2018 — Foto: Maxim Shemetov/Reuters

Armas nucleares

Putin ameaçou, deixar expirar em 2021 um tratado de controle de armas nucleares estratégicas com os Estados Unidos, se os americanos não manifestarem vontade em prolongá-lo.

“Se ninguém quiser prolongar o acordo, então nós não o faremos”, afirmou.

Segundo ele, até agora, ninguém negociou com eles. “O processo de discussões formais não foi lançado, enquanto o acordo expira em 2021”, acrescentou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *