1ª dama vai às ruas distribuir cobertor e oferecer serviços sociais

A primeira-dama Márcia Pinheiro, em conjunto com os profissionais da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, foram às ruas na última segunda-feira (22.07) à noite, visitar pontos de aglomeração de moradores em situação de rua, como o Beco do Candeeiro e Praça do Porto, para oferecer cobertores da campanha Aquece Cuiabá.

O intuito foi antecipar as entregas em virtude da frente fria prevista para esta quinta-feira (25.07) com mínimas estimadas em até 14ºC. O direcionamento de cobertores à população de rua é feita em todas as frentes frias, devido as suas condições de vida que inviabiliza o armazenamento e o zelo do cobertor, tornando-o praticamente descartável.

“São pessoas com alto grau de vulnerabilidade que dormem na rua, ao ar livre, muitas vezes sem nenhuma proteção. Sempre quando vem o frio, nos unimos com os voluntários para entrega não só do cobertor, mas um carinho, um abraço para com essas pessoas que precisam de encaminhamentos e atenção não só do Poder Público”, disse a primeira-dama.

Os profissionais técnicos em Abordagem Social vão junto com a equipe de voluntários da campanha para oferecer os serviços sociais disponibilizados pela prefeitura, conforme elenca a secretária Adjunta de Assistência Social Helen Ferreira.

“Durante a entrega dos cobertores, a equipe de abordagem social dos nossos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) faz também o trabalho de busca ativa, identificação, proximidade, acolhimento dessas pessoas. A entrega dos cobertores é mais uma oportunidade para que, com escuta qualificada, conversa, possibilite a essas pessoas, a inserção aos serviços que são oferecidos pela proteção social especial através dos Creas, ou seja, o acolhimento institucional, por meio de uma das nossas três unidades de albergue”, explicou.

De acordo com Hellen Ferreira, quando a população em situação de rua aceita ir para o albergue, tem uma gama de serviços que são ofertados, como o pernoite, local de descanso, banho, alimentação, além do atendimento pelos assistentes sociais.

“No albergue, o assistente social vai fazer toda a parte de acesso à documentação pessoal, encaminhamento para o mercado de trabalho, acesso aos cursos de qualificação profissional, reinserção familiar. Mesmo quando a pessoa não aceita ir para uma unidade de acolhimento, é falado para ele que existe esse serviço.

Ação Beneficente

Durante as entregas nos pontos de aglomeração, a equipe da campanha, coincidentemente, se encontrou com outro grupo de voluntários, que prestam serviço de alimentação e entrega de marmitas para à população em situação de rua.

“Pra mim e para toda a equipe que me rodeia é bastante importante essas ações. A gente não faz nada sozinho, é fundamental ter alguém para nos ajudar e somar. Não é somente chegar e entregar a marmita ou o cobertor. É dar uma atenção e um carinho”, destacou Maria Gomes da Silva que lidera o projeto Sopão da Paz da Igreja Batista da Paz.

Fases

A entrega aos moradores em situação de rua é uma das três fases da campanha e destina em torno de 200 a 300 cobertores nessa ação. As outras duas fases da campanha atendem a Casa de Conselhos, composta pelos oito conselhos municipais, ligada a mais de 120 entidades sociais. Nessa ação são entregues em torno de 7 a 8 mil cobertores.

Outra fase da campanha é basicamente contínua, após o encerramento das doações, com os atendimentos de comunidades carente solicitados ao Núcleo de Apoio à Primeira-dama e também a pasta de Assistência Social.

Na última semana, quase 2 mil cobertores foram entregues às comunidades do Jardim Vitória, Assentamento Colina verde, Manduri, Tijucal, Getúlio Vargas, Jardim Presidente 1, Novo Millennium, Três Lagoas, Itamary e entre outros.

A campanha Aquece Cuiabá não utiliza nenhum recurso público para a aquisição de cobertores e as doações nessa edição proporcionaram arrecadação de 21.600 cobertores, consolidando a ação como a maior campanha de inverno de todo o Centro-Oeste.

 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *